Trabalhar em casa tem muitos desafgios. Você já deve estar cansado de ler matérias sobre o que fazer para trabalhar em casa durante a pandemia, incluindo fazer pausas esporádicas, criar rotina e manter a comunicação com seus colegas e superiores com aplicativos e dispositivos de comunicação. Mas o que você precisa evitar quando estiver trabalhando em casa e melhorar a sua produtividade?
Por mais estranho que possa parecer, criar uma seleção de “atividades” a serem evitadas te protege de distrações, de certo modo, bobas. A RH NOSSA listou alguns detalhes que podem entrar na sua seleção:
- Não ficar checando as redes sociais até terminar o trabalho: Não vale para quem trabalha com redes sociais, evidentemente.
- Não verificar outras mensagens ou atividades até terminar a que está executando: Tente definir um período de tempo para cada tarefa e siga, uma por vez. A metodologia Pomodoro pode te ajudar.
- Não ficar preso todo o tempo em reuniões via aplicativos: se precisar fazer as reuniões, tente ser o mais direto possível.
- Não fazer demandas domésticas que outras pessoas podem fazer, como levar o cachorro para fazer as necessidades. Negocie com que mora contigo, filhos, esposo ou esposa.
- Não estender o horário de trabalho sem necessidade: Se precisar fazer, negocie com seus gestores.
- Não cuidar da hidratação: Deixe a famosa garrafinha de água sempre perto e cheia!
- Não “sobrecarregar” o computador sem necessidade: Ainda mais se você estiver usando um computador que não tem a mesma potência e memória de um mais profissional. Vai travar, pode dar problema e o seu trabalho pode sofrer atrasos.
- Não ficar mudando de local de trabalho: Escolha um lugar (geralmente é na sala) em que haja boa conexão com a internet e que permita preparar o seu espaço de trabalho. Mesa da cozinha não tem a ergometria adequada e trabalhar na cama ou sofá vai trazer desconforto e problemas de saúde no futuro. Use mesa e cadeira confortáveis em um espaço em que tenha um pouco de privacidade. E sim, sabemos que todos estão em casa e essa é uma tarefa difícil, mas negocie com todos as condições de silêncio para a sua concentração.
- Não deixar a televisão ligada: Vai distrair, ainda mais se estiver nesses canais de notícias 24 horas com atualizações sobre o COVID-19. Rádio, bem baixinho, não tem problema pois a sua atenção não será visual.