A pergunta chave para muitas empresas com o advento da pandemia ganhou um novo capítulo com o relatório Pulse of the Profession 2024, divulgado pelo Project Management Institute (PMI). Os números não mentem: o trabalho remoto está em condições de igualdade em relações com outas modalidades na questão da produtividade: 73,2% dos empregados neste regime remoto foram considerados eficientes, número próximo ao trabalho no modelo híbrido (73,4%) e da modalidade presencial (74,6%).
A capacidade de liderança de gestores e sua habilidade de influenciar times de trabalho são o motivo desses números, segundo Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA:
“O distanciamento geográfico de colaboradores pode transmitir a ideia equivocada de que os líderes e gestores não têm controle. O que muda, na verdade, é a forma de atuar com esses times. Passar informações, atividades e feedbacks para equipes de colaboradores presenciais necessitam das mesmas habilidades e técnicas, diferindo apenas a distância”.
Como deve ser a comunicação
Outro ponto de atenção para Pelanda é a forma com que essa mensagem chega ao colaborador. Por mais que as empresas tenham à sua disposição ferramentas digitais bem avançadas como plataformas de mensagens instantâneas, videoconferências e e-mails, a atenção maior precisa estar na gestão.
Para Karina, o segredo está na capacidade dos líderes em manter o gerenciamento das ações com liderança dinâmica e, em virtude da distância, com maior atenção ao fator pessoal, mesmo por meio de telas. A junção desses dois aspectos é a melhor maneira de acompanhar diretamente quem trabalho fora do ambiente da empresa:
“Os dados da pesquisa mostram que o desempenho no trabalho à distância é praticamente o mesmo do presencial, ou seja, trabalhar longe ou perto não faz diferença quando se há gestão e boa comunicação”.
A terceirização da contratação de colaboradores para equipes remotas é uma forma de alinhar as expectativas. Karina lembra que as empresas podem liberar, através da terceirização, todo o processo de recrutamento, seleção e admissão de talentos que alinhados com essa modalidade:
“Estamos falando de controle de ponto eletrônico, documentações, gestão de folha de pagamentos e demais rotinas burocráticas que causam desgastes desnecessários para as empresas. Esse apoio encontra quem está alinhado com o perfil do negócio e cuida da burocracia, liberando a equipe de RH interna para atividades de integração e gestão para ficarem apenas nas atividades de trabalho” completa.