Terceirização do recrutamento e seleção está cada vez mais popular nas empresas brasileiras

A terceirização de processos de recrutamento e seleção é uma opção cada vez mais popular entre as empresas em busca de talentos. Essa tendência aumentará em 2024, seguindo tendência apontada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que mostra que 80% das empresas brasileiras já utilizam a terceirização em algum setor ou atividade, incluindo o processo de recrutamento e seleção.

De acordo com Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA, equipes externas de recrutadores desempenham um papel muito mais assertivo na busca de candidatos por ficarem na procura por bons profissionais com resultados satisfatórios:

“Os resultados serão melhores na terceirização justamente por esta solução possuir profissionais focados, que já trabalharam em processos similares inúmeras vezes, contam com banco de talentos e sabem como chegar em perfis alinhados com o negócio”.

O que antes era uma das principais atividades de um departamento de RH, hoje se tornou mais ágil e profissional com a terceirização. No RH moderno há muito mais preocupação com o clima organizacional, treinamento e gestão do que necessariamente com a contratação.

Menos risco na contratação
Outra vantagem desta solução está nas questões trabalhistas e de gerenciamento interno, que são mais claras e objetivas na terceirização. Renato lembra que pequenos entraves podem escalar para algo realmente sério e criar gargalos na rotina laboral:

“Para que arriscar fazer algo que não é da competência da empresa se a terceirização de RH pode fazer esse trabalho sem riscos? Atividades burocráticas e onerosas podem causar transtornos por algum equívoco e nem sempre o RH interno pode cuidar de tudo. A terceirizada é contratada justamente para tirar esse peso, para entregar resultados sem problemas e quando mais é necessário” completa