Qualidade de vida: pauta do mercado de trabalho em 2023

Em 2023, o mercado de trabalho vai observar a consolidação de todas as tendências criadas pelas recentes transformações vividas com a pandemia. Trabalho remoto, assim como saúde mental e física, serão destaques e não mais adaptações ou surpresas. O que causou desconforto, traumas e desconfiança, a partir de 2023, será referência. 

A RH NOSSA listou alguns detalhes que vão pesar no mercado de trabalho a partir de janeiro de 2023!

Trabalho mais flexível
O home office deu certo, mas ganhou adaptações como a possibilidade de ter um horário de trabalho mais flexível. Algumas pessoas optaram por acordar cedo e começar a trabalhar, enquanto outras se sentem mais produtivas no período noturno. 

O trabalho remoto ou flexível é um atrativo de talentos e as empresas deixam os funcionários mais à vontade para determinar sua forma de trabalho –  assim ganham em produtividade e mais chances de atrair e reter profissionais qualificados.

Uma equipe mais satisfeita vai trabalhar melhor, com resultados positivos.

Saúde em pauta
O alerta nos últimos anos em relação à saúde mental dos brasileiros está sendo levado  em consideração. Horas excessivas de trabalho, somadas a instabilidade mundial causada pela  pandemia, fez aumentar a procura por ajuda profissional. As empresas que apoiam sua equipe nesse sentido acabam saindo na frente. Pode ser com descontos em terapia ou na flexibilidade com horários de consultas, ou ações de bem-estar internamente, o importante será amparar o cuidado com a mente.

A saúde do corpo também se destaca. Fazer exercícios físicos faz bem à saúde, e as pessoas tendem a se sentir melhor após liberar endorfina. Zelar pela saúde do corpo ajuda até na concentração e produção das equipes.

Vida pessoal e profissional
O home office se tornou um formato atraente, mas tem esse detalhe: como fica o equilíbrio entre trabalhar e estar em casa? O que é preciso fazer para não confundir estar disponível para o trabalho o tempo todo com os momentos de lazer?

As empresas já pensam em uma estrutura específica para colaboradores em casa,  separada dos outros ambientes para se dedicar ao trabalho. É papel dos gestores e equipes de RH garantir que os colaboradores tenham oportunidade de se dedicar ao seu dia a dia de maneira equilibrada, sem cobrar fora do horário.