O processo típico de contratação requer tempo e esforço de uma equipe inteira, e isso pode ter um sério impacto na produtividade. Ao pensar em terceirizar recrutamento de colaboradores, é normal que os gestores se questionem se essa é uma boa ideia para o melhorar seu negócio:
“Gestores podem ter uma certa resistência para repassar esta responsabilidade para uma terceirizada e, de fato, saber quando é hora de procurar esta expertise não é uma tarefa fácil, mas existem sinais que ajudam a reconhecer se é hora da empresa terceirizar seus esforços para mão de obra“ explica Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA.
Tarefas de alta prioridade
Ao perceber que o tempo gasto na busca e contratação de colaboradores está afastando muitos profissionais da equipe de tarefas de alta prioridade, este é um claro sinal de que a terceirização valer a pena:
“Basta considerar o tempo necessário para examinar currículos, agendar e realizar entrevistas e passar pelo processo de integração. É fácil perceber que outras tarefas não são concluídas durante a contratação quando se realiza esta força tarefa, que afeta profissionais em várias posições, agravando o problema”.
Quando as contratações ocorrem com frequência?
As necessidades de contratação podem ser uma rotina que precise de mobilização constante e a terceirização é uma solução eficiente para empresas que tenham alta taxa de rotatividade pela característica do cargo ou simplesmente por não conseguirem preencher algumas vagas por não encontrarem candidatos certos quando mais se precisa:
“A terceirizada têm experiência e conhecimento para preencher diversas vagas em um curto espaço de tempo. Escolher uma terceirizada para as novas contratações é um excelente benefício. O trabalho de uma terceirizada é focado em encontrar a melhor opção em meio aos milhares de currículos que aparecem diariamente”
Quando o crescimento rápido da empresa está por acontecer
A terceirização também deve ser encarada como aliada quando há crescimento da operação. Os recrutadores possuem relacionamentos com um amplo grupo de candidatos, e isso significa que toda posição pode ser preenchida rapidamente:
“Em vez de passar semanas treinando indivíduos, sua equipe pode se concentrar em workshops e orientações que ajudam a atualizar os novos funcionários sem repetir o processo toda vez que uma nova pessoa entra na equipe”
Renato lembra ainda que empresas de pequeno e médio portes geralmente começam com alguns funcionários que executam várias tarefas diferentes ao longo do dia. Quando a empresa se expande, esses membros da equipe podem não ser mais capazes de lidar com todas essas tarefas da mesma maneira como a atividade era realizada:
“Os colaboradores começam a demonstrar sinais de esgotamento ou de exaustão justamente por não conseguirem acompanhar o crescimento da demanda. Este é o momento ideal para terceirizar a equipe, liberando quem já está na empresa para seguir com funções mais específicas dentro da organização, sem parar o fluxo até encontrar o novo colaborador” finaliza Pádua.