Um belo dia, chega uma mensagem no LinkedIn sobre uma nova oportunidade de emprego. Tudo parece um sonho: o salário é melhor, há mais benefícios e o horário é flexível. Após ponderar sobre o assunto, a pessoa que recebeu tal proposta cogita aceitar o novo desafio, mas será que valerá a pena? Como fazer para avisar sobre a nova proposta de trabalho no emprego atual?
Como informar em seu emprego atual sobre uma nova proposta de trabalho?
Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, é normal que muitas pessoas se sintam desconfortáveis para falar com seus atuais superiores sobre uma nova proposta, até para não fecharem as portas onde estão trabalhando:
“Sempre que isso acontecer, o melhor é informar seu superior com profissionalismo, marcando uma reunião privada. Neste dia, é importante falar claramente sobre o que foi proposto. A melhor atitude do colaborador é manter uma imagem profissional até o último minuto. Nesta reunião, por exemplo, vale explicar todos os pontos que chamaram a atenção na nova proposta e ser sincero”.
Como quebrar o gelo na reunião
Karina lembra que a melhor forma de quebrar o gelo é começar a reunião agradecendo todas as oportunidades recebidas, não em tom de despedida, mas no sentido de agradecimento pelas experiências adquiridas e contatos feitos ao longo de sua jornada na empresa:
“Esse não é o momento para críticas e nem reclamações, ainda que as tenha, mas sim de evidenciar todos os aspectos positivos e experiências vivenciadas. Lembre-se que o seu gestor atual pode te encontrar em outra oportunidade. Até mesmo a empresa que você está deixando poder te contratar no futuro, portanto manter as portas abertas é uma boa atitude.”
Como lidar com uma contra proposta
Dependendo do desempenho e talento, a empresa pode fazer uma contraproposta para tentar manter o funcionário. Neste momento, Karina ressalta que o melhor caminho é analisar a proposta com mais cuidado antes de tomar qualquer decisão:
“Agradeça sempre, diga que vai refletir sobre o assunto e marque um dia para dar a resposta. O importante é escolher bem e não fazer leilão, ou seja, ficar levando as propostas entre as empresas para ver se alguém melhora algum ponto.”
Como manter o profissionalismo ao sair da empresa atual
Caso a decisão seja pela mudança, o ideal é ser profissional com sua ex-atual empresa. Ajudar na transição, repassar tarefas e explicar ou treinar quem for te substituir, caso seja solicitado, é uma atitude profissional e madura:
“Este é o momento de não deixar um clima negativo. Ofereça-se para treinar um substituto, se necessário. Mudar de emprego não é fechar as portas” conclui Karina.