Além de ficar atento com o que está nas prateleiras, os promotores de vendas possuem inúmeras atividades. São profissionais que estão nos supermercados e lojas abastecendo os estoques e verificando se os produtos estão vencidos, tentando ganhar espaço nas gôndolas (principalmente nas esquinas dos corredores, onde a visibilidade é maior), aplicando material de merchandising e preparando placas de aviso sobre promoções.
O promotor é o primeiro contato do cliente com o produto e precisa estar bem atento com a imagem do produto: “Estes profissionais precisam ficar atentos com a questão de estoque, se tem algum produto que está para vencer e sinalizar, para o ponto de venda, que é o momento de fazer uma promoção e evitar perdas. Graças ao promotor de vendas as empresas podem ganhar as chamadas ilhas no meio das lojas, deixando as marcas em destaque” explica Letícia Amaro Bohrer, Supervisora de Merchandising da RH NOSSA.
Qual é o impacto do promotor de vendas causa nos clientes?
Se um promotor deixa algum produto vencido na prateleira, a empresa que este profissional está representado pode receber alguma advertência do ponto de venda – além de “queimar” a marca para o cliente final: “Tudo impacta nesta hora, desde o abastecimento na quantidade errada até deixar o produto fora da visibilidade dos clientes. Estes deslizes diminuem as vendas e dão, de mão beijada, as vendas para os concorrentes.”
Marketing direto
Esta estratégia de marketing nasceu da necessidade de estreitar o relacionamento da marca com o consumidor final. Letícia explica que o treinamento precisa ser muito bem feito para evitar falhas e ruídos nestas ações, como atrasos no abastecimento ou deixar os produtos fora do alcance dos consumidores. Produtos que estão em estoque na loja, e não nas prateleiras, fazem com que o consumidor não encontre o que precisa e adquira do concorrente: “Deixar muito tempo em estoque um produto perecível vai forçar com que o ponto de venda faça promoções para dar vazão ao que ficou escondido.”
Pandemia atrapalhou?
Os promotores ficam muito expostos, então a higienização e os equipamentos de proteção contra o COVID-19 precisam estar em dia. Aqueles promotores que faziam degustação, por exemplo, tiveram que parar de realizar estas atividades por motivos óbvios.
Como contratar promotores qualificados
A melhor solução para conseguir estes profissionais é contar com uma empresa experiente em recrutamento e seleção, que fará todo o processo para encontrar, em seu banco de talentos, as pessoas mais qualificadas para a função. Tão logo os promotores sejam recrutados, após todo o processo que envolve a parte burocrática, a empresa fica responsável pelo treinamento justamente por dominar seu segmento e seus produtos.
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