O caminho natural para profissionais egressos da graduação e que já atuam no mercado de trabalho é um curso de pós-graduação, mais especificamente de especialização. Uma pós-graduação não necessariamente irá determinar a carreira, mas irá oferecer informações e conhecimentos que farão a diferença na jornada.
Em geral, a busca por uma pós-graduação acontece por uma demanda profissional. Se um engenheiro passa a dirigir uma construtora, ele precisará entender sobre o cotidiano, técnicas e estratégias de negócios e gestão. No PÓS ADM da FGV, por exemplo, o profissional/aluno tem acesso a uma formação complementar que supre essa necessidade e oferece incrementos não só no âmbito acadêmico, mas também à vivência no mercado.
A construção de competitividade para atuar no mercado de trabalho e conquistar maiores posições e melhores salários é outro fator que pesa na hora da escolha.
Cursar uma pós não é importante simplesmente para registrar um título a mais no currículo, mas também consagra uma experiência profissional que vem sendo desenvolvida, dá foco à carreira e ajuda a garantir um alinhamento de médio e longo prazos.
Outra possibilidade aberta pela pós-graduação é a mudança de carreira e recolocação profissional. A dedicação a um segundo curso universitário demanda tempo e esforço muitas vezes de maneira desnecessária.
Em uma pós, admite-se que os alunos já tenham uma base acadêmica, permitindo o foco no desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Fonte: Administradores