Nem apenas de grandes empresas vive a geração de empregos no Brasil. De acordo com um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os micro e pequenos negócios representam 99% do total de empresas no Brasil. As pequenas companhias são as que mais geram emprego no Brasil com carteira assinada, somando 54% dos empregos formais do país. O comércio concentra a maior parte das empresas, somando 41%.
Além disso, é o setor de serviços que mais emprega mulheres. Os dados divulgados mostram que de 7,3 bilhões de mulheres empregadas nas MPE com carteira assinada, 53% estão nas empresas de serviço.
Outro fator positivo dessas empresas menores é que os salários tendem a subir mais do que em grandes companhias. Em dez anos, a média salarial dos trabalhadores desses negócios subiu 25% acima da inflação. E a previsão é de que esses empresários aumentem ainda mais.
Só em dezembro de 2019 foram 15,4 milhões de pequenos empresas com a região sul do país representa 18% de concentração desses empreendimentos.
Procurando novas oportunidades? Veja quais as oportunidades da NOSSA para este 2020 agora mesmo!
Siga a gente no Facebook e no Instagram para acompanhar o mercado!