Os desafios de uma gestão de sucesso

Trabalhar em equipe é uma competência essencial a todo bom profissional. Raros são os cargos que não envolvem o trabalho em conjunto. Agora, mais difícil que trabalhar em equipe é liderar pessoas. Essa é uma tarefa que exige talento, paciência e muita dedicação. Muitos profissionais, com competência e esforço árduo, tornam-se gestores. Mas nem todos se tornam verdadeiros líderes. Esta é uma competência que não se aprende nas escolas ou faculdades, mas que é fundamental para o sucesso de uma equipe.

A gestão de uma empresa traz desafios variados, como: a constante busca por inovação, o aprimoramento contínuo do processo de trabalho e a pressão para alcançar resultados cada vez melhores. Mas arrisco dizer que um dos aspectos mais delicados é sempre a gestão de pessoas. Trabalhar com seres humanos é lidar com a diferença. É saber lidar com emoções, desejos e ambições.

Os jovens profissionais do mercado de trabalho têm a necessidade de se sentirem continuamente desafiados para superarem suas próprias marcas. São jovens inquietos e que dificilmente ficam mais de dois anos no mesmo emprego. Pesquisa realizada pela Page Personnel com jovens de 20 a 30 anos mostra que 78% dos entrevistados não permanecem na mesma empresa se, em 24 meses, não forem promovidos ou receberem algum aumento. Para eles, ficar este período realizando sempre as mesmas tarefas é estagnar na carreira, e tempo é algo que eles não desejam perder.

Nenhum gestor deseja trabalhar com altos índices de rotatividade. Conseguir preparar e manter uma equipe talentosa e satisfeita com seu trabalho é um desafio até mesmo para os grandes gestores.

O principal talento de um bom líder é ser um desenvolvedor de pessoas. Este tipo de gestor, aliás, é que mais atrai profissionais de qualidade que estão interessados em aprender e motivados a melhorar ainda mais a sua carreira. Um bom desenvolvedor não trata seus funcionários como subordinados, e sim como companheiros de equipe. Ele sabe os limites de cada profissional e procura incentivar seus pontos fortes. Comemora cada conquista do profissional e o recompensa sempre que possível. Cobra bons resultados, mas sem fazer “terrorismo”. Conhece a capacidade de cada um.

Outra característica essencial ao líder é saber delegar funções. É muito comum ver pessoas competentes, que sabem realizar seu trabalho plenamente, mas que não são bem sucedidas no cargo de gestor. Este profissional precisa entender a diferença entre realizar uma ação e incentivar que a sua equipe a realize. Um gestor não deve tomar todas as responsabilidades para si, pois assim ele fica sobrecarregado e impede seus funcionários de crescerem dentro da sua profissão. Os colaboradores, principalmente, os mais novos, não querem ser apenas executores e sim esperam autonomia e poder de decisão. O gestor precisa convencê-lo a querer atingir as metas da empresa para qual ele trabalha. É preciso guiar os desejos profissionais para que trabalhe junto com a metodologia da organização.

Todo cargo que traz grandes responsabilidades pode acompanhar momentos de estresse. O trabalho sobre pressão pode acontecer por questões competitivas ou até mesmo de desorganização da empresa. É importante que o gestor saiba dividir seu tempo entre a vida profissional e a pessoal. É necessário ter uma divisão clara disso para poder trabalhar com objetividade e conseguir ter o convívio social necessário com familiares e amigos.

Um gestor de sucesso também precisa estar em paz com o seu trabalho. O ideal é ter metas claras no seu plano de carreiras e entender qual o papel que a organização onde ele trabalha desempenha dentro deste plano. Um profissional de sucesso é resultado de um equilíbrio entre habilidade, conhecimento e inteligência. Conseguir chegar ao cargo de gestor não é fácil, mas muitos já chegaram lá e muitos conseguirão ainda. Ser um verdadeiro líder, no entanto, é tarefa para poucos.

 

*por Luiz. A. Castanha, diretor da élogos Brasil – empresa especializada em treinamento de colaboradores e reconhecida por aplicar metodologias avançadas

 

Fonte: dicasprofissionais.com.br