As empresas já notaram as mudanças de comportamento, tanto de candidatos às vagas de emprego, quanto de quem já está contratado. A escassez de profissionais e o aumento da concorrência são fatores que transformaram o mercado de trabalho que caminha para que em 2024 tenhamos um cenário diferente, com retenção de talentos, ações internas que valorizem o bem-estar organizacional e atenção maior para a diversidade e inclusão social.
“O maior desafio das empresas é saber equilibrar novas reivindicações de quem trabalha para alinhar expectativas com o que as empresas podem e devem oferecer, caso desejem manter-se competitivas no mercado “ explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.
Para a especialista, os colaboradores estão em busca de melhores empregos, se preparando com mais intensidade, fazendo cursos e aprendendo técnicas que aumentem sua empregabilidade. Ao oferecerem mais para as empresas, é natural desejarem melhorias em suas condições de trabalho, como flexibilidade e compatibilidade entre a vida profissional e pessoal. Esse cenário já acontece hoje, mas em 2024 essa será uma realidade muito bem consolidada”.
05 pontos de atenção para as empresas em 2024
- Valorização de talentos internos: Encontrar e reter talentos já é um desafio há alguns anos, e esse desafio tende a aumentar. Para resolver essa equação, é essencial oferecer um ambiente de trabalho de qualidade, que seja valorizado por 83% dos colaboradores pesquisados. Além disso, flexibilidade no trabalho, oportunidades de crescimento profissional com um plano de carreira claro, melhores salários e visibilidade por parte dos superiores são fatores que contribuem para a retenção de talentos.
- Diversidade e inclusão: O mercado de trabalho reflete o comportamento da sociedade. Se a diversidade está cada vez mais presente na sociedade, ela deve ser incorporada pelas empresas. “Muitos entendem que esse é o maior desafio atualmente. As empresas que desejam manter seus talentos precisam respeitar a diversidade, formando líderes inclusivos e reunindo perfis diversos. Na prática, a empresa sempre sairá ganhando ao extrair essa riqueza profissional. A sociedade está muito mais atenta à responsabilidade social dos negócios” explica Pelanda
- Home office e trabalho remoto: O trabalho remoto já é uma realidade em muitas empresas, pois muitos colaboradores preferem fazer parte de organizações que ofereçam a conciliação entre vida profissional e pessoal. “As empresas que continuam adotando esse modelo precisam se adaptar e criar políticas para flexibilização de horários. Pode ser até um modelo híbrido, mas cada vez mais colaboradores são mais produtivos nesse formato. É uma maneira de reter equipes inteiras de colaboradores que desejam melhores condições”.
- Liderança diferenciada: O modelo de gestão e liderança que está se destacando é caracterizado pela horizontalidade. Os gestores podem direcionar suas ações para extrair o máximo de seus colaboradores, criando uma cultura de participação, convívio com a equipe, empatia e proatividade. “O modelo verticalizado é amplamente utilizado e é o mais tradicional na hierarquia, mas esse novo modelo traz benefícios em termos de geração de ideias. É um modelo mais democrático que envolve equipes e gestores em várias tarefas. Claro que essa mudança dependerá da cultura de cada empresa, mas os resultados serão surpreendentes, se possível”.
- Pacote de benefícios atraente: Os profissionais não buscam apenas salários generosos, mas também valorizam a qualidade dos benefícios oferecidos pelas empresas. Em 2024, essa busca por benefícios será ainda maior. “Uma empresa que oferece bons benefícios não se limita ao vale-refeição no início do mês. Os colaboradores estão procurando incentivos personalizados que também auxiliem em sua vida profissional, como apoio à formação e especialização, oportunidades para projetar suas carreiras, além de seguro saúde e flexibilidade na jornada de trabalho. Ao combinar essas ações, a empresa será capaz de reter talentos e valorizá-los adequadamente”.
O cenário de 2024 será marcado por um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar, a diversidade, a flexibilidade e o crescimento profissional. Ao adotar essas práticas, as empresas estarão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro.