Resiliência! Esta palavra sempre esteve presente nas empresas, mas muita gente nem sabe o que significa! Vamos falar sobre este tema então, para não deixar nenhuma dúvida e ainda falar sobre resiliência no trabalho (que é o mais importante para a gente aqui)! Vamos pelo começo!
Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, conseguir superar obstáculos ou mesmo aguentar pressões de situações adversas sem surtar psicologicamente, emocionalmente ou fisicamente.
Vamos combinar que, de tempos em tempos, o nosso país passa por momentos difíceis. É histórico! Aparece uma crise, seguem demissões ou reduções de salários, menos vagas abertas e muita pressão para quem está trabalhando! Quem está no mercado de trabalho precisa estar preparado para evitar desgastes e exaustões, físicas e emocionais, que podem levar até mesmo á um quadro mais grave de depressão.
É nesta hora que precisamos ser resilientes e aproveitar estes desafios! Se olharmos por outro ângulo, são oportunidades que podem abrir novas portas. Uma pesquisa apontou que 75% dentre 835 funcionários entrevistados na Grã-Bretanha para a Harvard Business Review encaram políticas e pessoas difíceis em um ambiente profissional algo desgastante, porém algo suficiente para reforçar suas resiliências. Os pesquisados sentiam-se desafiados na resolução de assuntos profissionais, no equilíbrio da balança entre trabalho e família, na forma de lidar com as críticas sem misturar o lado pessoal com o profissional e eles chegavam no limite do alto volume no ritmo de trabalho.
Porém, todos seguem seus trabalhos e se moldaram de forma sólida! Esta resiliência nasceu de todos esses elementos envolvendo o ambiente de onde trabalham, de seus projetos pessoais, dos relacionamentos familiares e afetivos e – o mais importante – deles mesmos!
Siga a receita que tudo vai ficar bem!
1 – Encare o dia a dia como otimismo, sempre aprendendo algo novo e ganhando novas experiências!
2 – Ser resiliente é evoluir constantemente! Aprenda continuamente com a experiência de vida.
3 – Desenvolva a sua própria capacidade de adaptação.
4 – Trabalhe a sua autoestima para algo bem sólido.
5 – Cuide das amizades! Elas precisam ser saudáveis e trazer benefícios, não problemas!
6 – Seja extremamente criativo, proativo e intuitivo. Perceba o que acontece ao seu redor!