Sabe qual foi uma das maiores mudanças que o Coronavírus trouxe, de maneira significativa, para o mundo do trabalho e antecipando uma tendência? O home office e a profissionais de forma totalmente online. A RH NOSSA já está inserida neste novo contexto e vai explicar certinho como o é este “novo normal” do trabalho!
Para começar, o isolamento foi criado para conter a propagação da pandemia e o trabalho remoto foi a saída encontrada para continuar as atividades, pelo menos para aqueles profissionais cujo emprego não exige presença física em um local específico. Essa medida adiantou uma prática que vinha sendo implantada de forma gradual antes da pandemia por algumas empresas, limitada a alguns dias da semana.
No Twitter, por exemplo, desde maio seus funcionários podem trabalhar de casa para sempre, caso preferissem. A exceção ficaria por conta daqueles profissionais que não conseguem desempenhar o trabalho à distância, como a equipe de manutenção nos servidores.
No entanto, essa mudança na forma de trabalhar traz desafios como continuar produtivo sem a supervisão direta do chefe ou perto dele, mantendo o mesmo número de horas trabalhadas; aumento de gastos com água, luz, internet e mobiliário adequado em casa. Temos ainda a questão da capacidade de manter a comunicação de forma virtual com o distanciamento físico de chefes e colegas – além do equilíbrio do trabalho em casa com a vida pessoal.
De acordo com Susan Hayter, consultora técnica sênior sobre o futuro do trabalho na Organização Internacional do Trabalho (OIT), assim como o Twitter, algumas grandes empresas de países desenvolvidos já anunciaram que o trabalho remoto será o padrão adotado e os trabalhadores não precisarão ir até o escritório, a menos que queiram. A especialista afirmou que a mudança para o trabalho remoto permitiu que muitas empresas continuassem operando e garantissem a saúde e a segurança de seus funcionários. No entanto, as linhas entre o tempo de trabalho e o tempo privado ficaram embaçadas para esses indivíduos, causando um aumento no estresse e na exposição a riscos para a saúde mental.
Aliás, já falamos sobre esta modalidade aqui no blog quando começou a pandemia:
Disciplina
É importante manter uma disciplina com processos e rituais para sentir como estão todos. Pelo distanciamento social fica impossível saber, em tempo real, como estão os ânimos, por isso acompanhar como eles estão se sentindo nesse período de incerteza é peça fundamental. Mostre-se disponível e seja fonte de otimismo e segurança.
Tenha um canal
Poder ser o ZOOM, o Slack, e-mail, Whatsapp… Não importa como, mas tenha um canal aberto para suporte técnico, psicológico e de informações a equipe. Fale não apenas de trabalho, mas de tudo o que está acontecendo – principalmente com esta avalanche de informações que chegam todos os dias.
Reuniões?
São importantes sim, mesmo com cada colaborador em sua casa. Seja individual ou coletiva, comece fazendo um checkpoint pessoal em cada reunião. Pergunte o que as pessoas fizeram no fim de semana, como estão se adaptando ao trabalho remoto, como está a família e a rotina de casa. Esse quebra-gelo é uma calibragem para os líderes.
O quebra-gelo também pode ser uma música tocada por um minuto para mudar o astral de todos e ajudar na conexão com o momento presente.
Mantenha outras atividades
É legal tentar fazer conversas, comuns no modelo presencial, por meio de happy hours virtuais, reuniões de time semanais ou sorteios no Slack para uma pessoa, a cada semana, compartilhar o que tem aprendido sobre um tema específico. A socialização não pode parar mesmo durante a pandemia.
Horários
Convide o time a estabelecer horários para começar a trabalhar, almoçar, pausar e encerrar o dia. Um ideia bacana é aproveitar as reuniões de videoconferência com a câmera aberta para falar sobre estes temas. Faz diferença olhar para o rosto de todos.
Siga a RH NOSSA no Facebook e no Instagram.
As informações são do portal G1.