Microlearning: aprenda coisas novas sem atrapalhar seu tempo

Você pode ter aprendido por microlearning sem nem saber o que significa esta expressão. Quando se acessa qualquer vídeo tutorial no YouTube com duração curta para aprender como se resolver algum problema emergencial, isso é microlearning. Qualquer forma de aprendizado que divide o conteúdo em pequenas partes para que determinado conhecimento seja consumido e usado rapidamente.

O microlearning, que na tradução livre significa “pequeno aprendizado” já faz parte da rotina de diversos colaboradores que já perceberam as vantagens de ter acesso a um volume de informações praticamente infinito no universo online:

“Há muitas informações que aprimoram rotinas de trabalho e até mesmo ensinam novas habilidades, ou traz conhecimento, especialmente quando não há muito tempo disponível” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.

A especialista lembra que não só de vídeos e tutoriais é composto o microlearning. Karina lembra de apresentações em slides, páginas interativas e até mesmo aplicativos que trazem um novo conceito para este estilo de aprendizado, incluindo imagens e vídeos em animação que tornam o conteúdo ainda mais dinâmico

Usado pelas empresas para treinamentos, o microlearning pode ser usado como porta de entrada para um primeiro contato sobre o novo emprego, além de ser uma ótima forma de atualizar gestores sobre tendências. Além disso, colaboradores mais antigos podem adquirir novas habilidades.

Como aprender via microlearning?
O colaborador não precisa esperar que seus gestores ofereçam certos cursos. É possível se atualizar por conta própria, bastando planejar seus estudos, identificando quais serão os conteúdos mais relevantes e em quanto tempo eles serão consumidos.

Dividir em pequenas partes para serem acessados de maneira independente, rápida e fácil. Existem cursos onlines, gratuitos, que disponibilizam informações geralmente divididas em introdução, explicação e conclusão. E ainda há um teste rápido para avaliar se o conteúdo foi absorvido e até emitem certificados:

“O ideal é focar no que será realmente útil para a rotina de trabalho. Quem trabalha como gerente de vendas pode aprender sobre novas técnicas de vendas, enquanto profissionais de TI podem usar o microlearning para saber sobre novos programas, por exemplo, vai muito do que cada colaborador tem interesse” completa Karina.