Em Blumenau, Santa Catarina, uma briga durante a confraternização de uma empresa em fevereiro mobilizou a Polícia Militar. Na ocorrência, alguns colaboradores iniciaram uma discussão e um dos envolvidos pegou a faca e atacou um colega. O incidente, apesar de extremo, chama a atenção para um tema que deveria estar no topo das prioridades de todas as empresas: clima organizacional.
Brigas e conflitos podem acontecer em ambientes de trabalho e essas situações envolvem vaidade, falta de comunicação e discussões desnecessárias. O estopim pode ter origem em divergências de opinião, competição interna e falhas de comunicação que causam o chamado ambiente ruim.
Segundo Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, gestores precisam manter o clima organizacional em níveis elevados, ou seja, criar mecanismos para que a percepção coletiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho seja bom:
“O clima influencia diretamente a produtividade, criatividade e integração entre colaboradores. Portanto, quando há um conflito em andamento, o gestor precisa agir rapidamente para sanar qualquer problema”.
Para a especialista, o clima positivo traz satisfação no trabalho, reduz a rotatividade e ajuda na saúde mental de todos os colaboradores. Já um clima ruim gera estresse, absenteísmo e tensão nos comportamentos, que gera menos produção.
Como descobrir possíveis insatisfações
Empresas precisam partir da observação do que acontece e pesquisa interna. Escutar os colaboradores, entender suas preocupações e manter o ambiente inclusivo são os primeiros passos para começar a criar um clima harmônico:
“A comunicação é base para qualquer relação saudável e se funciona em casa e em outros ambientes, no trabalho também vai surtir efeitos positivos. Ao identificar os primeiros sinais de que há algum conflito interno, a empresa precisa colocar em marcha um plano para resolução ágil, como mediação por uma terceira pessoa, de forma imparcial, para facilitar a resolução atendendo todos os interesses”.
Karina lembra do feedback, ferramenta que consegue promover a colaboração harmoniosa entre gestores e colaboradores:
“Diálogo e comunicação clara passa pelas ações de dar e receber feedbacks construtivos. Essa ação, somada com a valorização da diversidade interna, de pensamento e de cultura e políticas claras para resolução de conflitos são práticas que vão contribuir para melhorar o clima organizacional de qualquer empresa” conclui Pelanda.