Fatores internos e externos que influenciam o desempenho de uma empresa

Empresa

Engenharia de Serviços da RH NOSSA foi criada para descobrir pontos a serem melhorados na indústria em geral, mas é sempre válido apontar que esses problemas podem ter origem tanto interna quanto externa.

Fatores internos
Nascem na operação e podem afetar o desempenho, times de trabalho, estratégia, entregas e, consequentemente, as vendas. São tantas as variantes que apenas a Engenharia de Serviços é capaz de descobrir onde está o ponto falho e quais as soluções perfeitas para cada caso.

– Pode ser algum problema na liderança?
Sem dúvida! A qualidade da liderança, a competência dos gestores envolvidos e até mesmo o estilo de liderança implementado vão afetar os colaboradores. O resultado é a perda da motivação, baixa produtividade e falta de engajamento.

– Pode ser algum aspecto da cultura organizacional?
Os valores, crenças, normas e práticas internas das empresas são compartilhados entre todos os colaboradores. Quando há algum problema neste aspecto, a influência negativa é percebida no ambiente de trabalho.

– Pode ser falha em processos internos?
Um dos problemas mais comuns, diga-se de passagem. A eficiência dos processos internos, desde a produção até o atendimento ao cliente, é fator determinante tanto para a produção quanto para as vendas.

– Pode ser algum problema na tecnologia e na infraestrutura?
A Engenharia de Serviços da RH NOSSA consegue descobrir se o problema está aqui. Pode ser o uso de tecnologias inadequadas ou ultrapassadas, falta de disponibilidade de infraestrutura ou falhas na manutenção preventiva. Operações industriais sofrem quando há algo errado nestes quesitos.

– Pode ser algo errado na capacidade financeira?
É verdade que a saúde financeira da empresa impacta diretamente na produção. O financiamento correto, a gestão adequada de recursos e o controle de gastos são determinantes para que empresas sigam operando sem problemas.

Fatores externos
Nem sempre o problema pode estar na empresa, pois fatores externos também impactam na produtividade e isso se reflete em alguns aspectos:

– Pode ser instabilidade econômica generalizada?
Muitos culpam a falta de condições econômicas em uma região, porém esse detalhe envolve muitos dados relativos às flutuações econômicas do país (e do mundo, vamos lá). O mercado reage sempre quando há cenários de recessões, falta de crescimento econômico, saída de dólares do país – ou entrada exagerada, dependendo do negócio – que afetam a demanda por produtos e serviços. Isso sem contar o impacto no poder de aquisição dos consumidores e empresas que compram os produtos de outras indústrias.

 

– Pode ser fator de concorrência?
Para o bem ou para o mal, a concorrência no mercado influencia diretamente na participação de qualquer empresa no mercado e esbarra um pouco na questão da gestão interna quando falamos de precificação, estratégias de marketing e diferenciação de produtos para se destacar no mercado. É verdade que esse detalhe tem origem em fatores externos, mas tange na gestão interna também.

– Pode ser avanços e mudanças tecnológicas?
Empresas desatentas ao que acontece estão fadadas ao fracasso – ou, no mínimo, a ficarem defasadas. A Engenharia de Serviços consegue detectar esses pontos de melhoria para qualquer indústria acompanhar os avanços tecnológicos e criar oportunidades. Quem sabe até detectar possíveis ameaças que exijam adaptações imediatas através da inovação.

– Pode ser por conta de fornecedores, cadeia logística e parceiros?
Isso afeta a produção drasticamente quando não há controle. Estamos falando de mudanças na disponibilidade de matéria-prima, queda de qualidade do produto ou diferença de preços entre fornecedores e parceiros comerciais. Muitas coisas que afetam a cadeia de suprimentos são externas, sendo preciso ter estratégia para lidar com essas mudanças.

– Pode ser mudanças nas regulamentações governamentais?
Impostos, leis, regulamentos e políticas governamentais: a mão do governo pode ser uma aliada, mas também uma barreira. Detalhes burocráticos afetam como uma empresa opera internamente, produz e até mesmo comercializa. O melhor é ficar atento sempre – o problema pode ser de fácil resolução, mas de difícil diagnóstico.

Como a Engenharia de Serviços entra em ação?
Muitas vezes é necessário mudar peças de lugar, transformar fatores internos e estudar fatores externos de maneira favorável aos negócios e isso é possível!

Engenharia de Serviços é perfeita para encontrar soluções após investigar onde está o ponto fora da curva.

– Pode ser a terceirização de algum setor?
– A solução está na mudança na rotina?
– Será que a implementação de procedimentos ou readequação da logística de insumos vai melhorar e empresa?
– Ou o problema está no maquinário e falta de manutenção?

Sem a Engenharia de Serviços da RH NOSSA, é impossível descobrir o que precisa ser feito. As antigas técnicas deixam de ser um caminho e assam por puro “achismo”, tentativa e erro de soluções até descobrir onde está a falha.

Tudo começa com a análise do negócio por completo, incluindo portfólio, mercado, concorrentes, equipes internas, procedimentos e até mesmo a parte logística. Esses e outros detalhes partem da engenharia de serviços que investiga o cenário completo.

Quando a Engenharia de Serviços entende todo o funcionamento da operação e projetos da empresa, aí sim é possível identificar quais setores estão funcionando, o que está alinhado com o negócio e o que precisa ser melhorado ou modificado por completo.

A Engenharia de Serviços estabelece quais são as prioridades de forma objetiva. Cria-se um diagnóstico para alocar recursos corretamente ou transformar alguma rotina.

Desde o planejamento e implementação do projeto, até a definição e a maneira como será a execução de ações ao longo do período, passando por avaliações periódicas e reuniões de alinhamento. A Engenharia de Serviços passa a ser mais que um serviço de prateleira oferecido, é uma parceira comprometida com o sucesso de cada projeto.

Conte com soluções que contemplem o gerenciamento de riscos por análise de dados e de métricas proativas. Empresas que desejam superar fatores negativos, interna e externamente, precisam da Engenharia de Serviços da RH NOSSA!

Facilite seu negócio o tempo todo. Nunca se sabe de onde vem o problema!