Entenda de uma vez a diferença entre carreira e emprego

Quem almeja ser chefe não pode nem pensar em começar a vida profissional pensando apenas no curto prazo. Essa será a diferença entre ter um emprego e construir uma carreira.

Um emprego é uma atividade que gera recursos para pagar as contas que vencem ao final de cada mês. Já uma carreira é uma série de decisões que um profissional vai tomando ao longo de sua vida profissional para que as contas ao final de cada mês incomodem cada vez menos.

Emprego é uma atividade presente. Carreira é a preparação do futuro.

Um emprego sempre estará na dependência de decisões que são tomadas pela empresa. Carreiras dependerão principalmente de decisões pessoais.

Emprego é temporário. Carreira é permanente
Mas não é necessário ficar mudando de empresa para construir uma carreira, pelo contrário, ela pode ser desenvolvida dentro de uma só empresa. Cada mudança de função, que implique em mais responsabilidades e mais salário, é um passo adiante em nossas carreiras.

Por outro lado, ter trabalhado em várias empresas, mas executando trabalhos semelhantes em todas elas, não é carreira, é uma sequência de empregos encadeados, o que significa que o próximo emprego será muito parecido com o último emprego.

Alguém que esteja fazendo a mesma coisa há cinco ou dez anos, sem alteração de função e salário, tem um emprego. Alguém que esteja trabalhando em uma empresa que não exige o conhecimento de inglês, mas decide estudar inglês, está pensando em uma carreira.

Carreiras são uma preparação contínua para o próximo emprego ou para o próximo cargo, que serão melhores do que os atuais, e que podem estar dentro ou fora da empresa atual. De modo geral, quem pensa em emprego, muda de empresa, mas não muda de patamar profissional.

Aqueles que não conseguem construir suas carreiras, procuram emprego. Quem consegue, é procurado. E chegará mais rapidamente a uma posição de chefia.

3 palavras que farão você repensar sua carreira
Preste atenção nas minhas palavras porque agora eu vou quebrar um paradigma!

Por incrível que pareça, um trabalho de alta qualidade não é mais algo raro.

Sim, eu sei que muitos se julgam a ultima bolacha do pacote, porém, eles estão errados.

A competência também não é mais algo raro. Pelo contrário, temos muitas excelentes opções disponíveis no mercado.

Se você estiver precisando de um bom arquiteto, é só me dizer que eu posso te recomendar pelo menos cinco deles.

Um advogado? Um dentista? Um engenheiro? Um consultor de negócios?

É tolice não admitir que exista uma enorme quantidade de boas coisas a comprar e boas pessoas a contratar.

Agora, existem três elementos que estão em falta no mercado, e são justamente eles que fazem com que alguns excelentes profissionais se tornem bem-sucedidos, enquanto que outros, também excelentes, ficam pelo caminho.

São eles: a Confiança, o Vínculo e a Surpresa.
É exatamente por isso que você vai ao mesmo mecânico há 15 anos.

É justamente por isso que você corta o cabelo no mesmo lugar desde quando era criança.

Ou no mesmo açougue, ou na mesma padaria, enfim, acho que já deu para sacar a ideia…

Cada vez mais, nosso sucesso não está em ser o líder do preço baixo, mas sim, em ser o líder de alta confiança.

Confiança-Vínculo-Surpresa.

Se você puder oferecê-los, considere-se um profissional diferenciado.

Fonte: jovemadministrador.com.br