Empresa de RH realiza evento no Metaverso pensando no futuro

Quem tem filhos que jogam Roblox, Fortnite e outros jogos online já teve contato com Metaverso, nome utilizado para descrever qualquer espaço virtual coletivo que pode ser visitado e explorado por várias pessoas. Não demorou para que este universo fosse adotado por empresas para criar seus próprios espaços virtuais, muitas vezes utilizando headsets de realidade virtual ou direto no navegador web.

Alavancado pela popularização da Inteligência Artificial, o Metaverso pegou carona nas novidades e se apresenta como um mundo virtual que simula o mundo real para usuários se conectarem para desfrutar de uma experiência imersiva interativa. Apesar de não ser uma criação recente, nos últimos meses o Metaverso vem ganhando seu espaço principalmente no meio empresarial.

A tendência já é realidade para uma empresa de recrutamento e seleção, RH NOSSA, que realizou em sua própria sala Multiverso o evento Metodologias: Agilidade vs Tradicional. Com a participação de Devide Andrio, Coordenador de Inovação da RH NOSSA, e do Gerente de Tecnologia da RH NOSSA, Dario Azevedo, o evento foi aberto para quem quisesse participar e contou com funcionários internos e pessoas da comunidade em geral. No total, mais de 600 pessoas já estiveram no Metaverso da RH NOSSA:

“Além do tema escolhido, que é de interesse de profissionais que trabalham com produtividade, a própria plataforma despertou interesse neste encontro. O Metaverso ainda é uma novidade, mas ficou evidente que este é um ambiente que está ganhando aderência e houve uma grande interação com todos os participantes”.

Metaverso: plataforma do futuro ou do presente?
Para conseguir um terreno virtual, é preciso investir nestes espaços e os preços estão inflacionados por conta da grande procura. As opções mais profissionais podem cobrar até R$ 60 mil, como na plataforma The Sandbox, mas há como ter acesso ao Metaverso em locais mais baratos e até mesmo gratuitos, no entanto, será necessário investir para deixar o ambiente personalizado e mais funcional.

Especialistas entendem que o grande salto definitivo deste ambiente virtual ainda pode levar alguns anos, mas diversos segmentos já estão presentes no universo. Além do setor de entretenimento com os games, o Metaverso está sendo cada vez mais usado como uma ferramenta educacional EAD, para artistas e criadores de conteúdo compartilharem seus trabalhos, por pesquisadores em campos como robótica e até mesmo no turismo, onde visitantes conseguem explorar lugares ao redor do mundo sem sair de casa:

“As empresas estão usando o metaverso para criar espaços virtuais de colaboração, treinamento e promoção de seus produtos e serviços, porém muitos negócios optam pelos eventos e treinamento para se acostumarem”.

Socialização em outro nível
A socialização no ambiente de trabalho e em eventos laborais continuará a ser necessária nas empresas mesmo em ambientes digitais e o Metaverso permitirá esta relação remota e totalmente personalizada: “A RH NOSSA desenvolveu uma nova maneira de se relacionar e interagir. Conseguimos sair de uma apresentação estática em plataformas de vídeo para algo menos frio e com maior possibilidade de interação entre pessoas e também com o ambiente. É um modelo que pode ser amplamente aplicado para necessidades de treinamentos e desenvolvimentos que, inclusive, conseguimos disponibilizar para empresas parceiras” finaliza Dario.

metaverso, inteligência artificial, tecnologia, empresa no metaverso, o que é metaverso, como entrar no metaverso, como abrir sala no metaverso, reuniões online, the sandbox, emprego, trabalho, Roblox, Fortnite, meta, metaverso, metaverso rh nossa, plataforma virtual, realidade aumentada, reuniões virtuais, RH Nossa, tecnologia, tecnologia nossa rh