Os relacionamentos interpessoais fazem parte da vida de qualquer indivíduo na sociedade, respeitar o espaço e as atitudes de cada um é imprescindível para que as relações sociais sejam bem-sucedidas. No contexto empresarial as dinâmicas de grupo simulam um cenário que remete o candidato a situações de conflito que irão expor essas capacidades de relacionamento que refletem diretamente no comportamento organizacional.
Organizar uma dinâmica de grupo envolve uma série de fatores que irão variar de acordo com as características que deverão ser observadas durante o processo, por exemplo, comportamento em grupo, tomada de decisões, administração do tempo entre outras. Durante atividades destinadas à análise do comportamento interpessoal do candidato devem-se analisar alguns pontos essenciais que pode revelar intolerância, desconforto, consentimento, liderança e demais atitudes típicas de grupos.
Determinadas atitudes são taxadas como essenciais para o profissional das organizações modernas, entre elas podemos citar a liderança, facilidade de comunicação, saber trabalhar sob pressão, criatividade, equilíbrio emocional entre outros. O grande problema é que quando essa dinâmica não é conduzida por um profissional qualificado, isso acaba gerando uma série de seleções baseadas em preferencias e preconceitos do entrevistador, um procedimento que pode prejudicar a imagem da empresa no mercado.
A grande contribuição das dinâmicas de grupo voltadas para a análise das relações interpessoais é apontar virtudes e falhas, identificando se determinados comportamentos podem ser trabalhados em prol da organização. Dificilmente um candidato irá atender todos os pré-requisitos da empresa logo “de cara”, cabe ao processo das dinâmicas apontar quais candidatos podem ser trabalhados para os ideais da organização, mas isso só é possível mediante um processo de seleção qualificado e imparcial.
Fonte: Portal Educação