Competências transferíveis: o que são e como “transferir” para o seu currículo?

Competências transferíveis, já ouviu falar? São aquelas habilidades que qualquer pessoa adquire paralelamente à sua experiência, mas não são diretamente relacionadas à vida profissional.  Ao longo da carreira, é normal adquirir habilidades transferíveis na medida que se ganha mais experiência, conhecimentos e habilidades que ajudam a melhorar seu desempenho.

Pode ser a capacidade de gerenciar equipes, por exemplo, quando a pessoa pode ter aprendido em um trabalho ou praticando esportes coletivos. Essas habilidades hard ou soft são úteis independentemente do contexto em que você se encontra e engloba:

Comunicação: para transmitir a mensagem de forma clara e transparente

Trabalho em equipe: muito apreciado agora, com o trabalho a distância.

Solução de problemas: ideal para ambientes em constante mudanças, que apresentam desafios diários

Sociabilidade: saber combinar o bom desempenho de suas tarefas com coordenação e companheirismo é uma habilidade cada vez mais valorizada

Liderança: habilidade mais que necessária para demonstrar atitude criativa e apaixonada de quem não tem medo de inovar.

Gestão: é a organização, outro ponto fundamental para um bom desempenho em qualquer profissão

Adaptabilidade à mudança: ter agilidade nas respostas de cenários possíveis e guinadas drásticas dentro do trabalho

Essas habilidades transferíveis estão associadas ao talento, não é algo que se aprende na faculdade. Todas as habilidades podem ser adquiridas em outros empregos, mas também em seus hobbies (colecionismo ou escotismo, por exemplo), quando se pratica esportes coletivos (como em um time de futebol de amigos ou equipe de vôlei em seu clube social) e até mesmo quando você se voluntariou em alguma ação social.  

– Mas se estas habilidades não se aprendem na faculdade e nem em trabalhos anteriores, mesmo assim, entram no currículo?

Entram, sim! Informar no currículo estas competências pesam muito nos processos de recrutamento e seleção. Em vez de simplesmente incluir uma lista destas habilidades, tal qual uma lista de verificação, o ideal é o candidato mostrar que as possui.

Quer ver um exemplo? Se um dos requisitos do cargo é a capacidade de comunicação do trabalhador, cuide do enunciado em cada linha, comprovando que sabe transmitir uma mensagem. Pronto! Você mostrou, na prática, que sabe fazer direitinho!

No geral, é importante explicar e dar detalhes de quando estas habilidades foram adquiridas e apontar os momentos que foram usadas, relacionando cada habilidade com a utilidade para o cargo disponível.

Agora é com você! Mostre suas habilidades no currículo e boa sorte!