Como não passar vergonha no primeiro dia no novo trabalho

Então você vai começar um novo trabalho! Que alegria, que emoção! Parabéns pela conquista, mas não coloque tudo a perder logo no primeiro dia! A RH NOSSA vai te ajudar a passar no primeiro dia de trabalho ileso e, ainda por cima, deixando uma impressão positiva logo de cara!

Não se atrase
Não ser pontual é a pior coisa no primeiro dia. Veja quanto tempo você leva de sua casa até o local e verifique se vai sair em um horário de muito trânsito. Despertador? Se usar celular, deixe o aparelho carregado. Se for o despertador tradicional certifique-se de que não vai acabar a pilha, ou seja, lá qual é a fonte de energia. Mesmo se estiver em home office, acorde bem antes e teste os equipamentos e a conexão com a internet para não ter surpresas.

De olho na saída
Seja pontual na  saída. Ficar até mais tarde no primeiro dia, não vai chamar a atenção do seu novo chefe. Sim, vão te mostrar toda a empresa, explicar as atividades, então fique atento para não perder muito tempo e tente assimilar o máximo de informações para não ficar até mais tarde. Anote tudo, isso ajuda.

Tire dúvidas
Sem medo de perguntar o que não entendeu. Quanto mais cedo você entender, melhor. O primeiro dia é perfeito, pois, você já dá a largada sabendo o que pode e o que não pode fazer.

Seja bom com seus novos colegas desde o começo
Tudo bem que dá uma vergonha entrar em um ambiente que ainda não é seu, mas o relacionamento precisa começar no primeiro dia. Pergunte os nomes, seja gentil, responda as curiosidades sobre você (onde trabalhou, etc) e mostre que, se depender de você, o ambiente vai ser o melhor possível. Apresente-se como alguém que as pessoas podem contar e converse com todos. Ah, não entre em fofocas logo no primeiro dia, como “o pessoal do segundo andar é bagunceiro” e outros tipos de intriga.

Redes sociais
Chame quem você conheceu em seu Facebook, ou melhor, ainda, no LinkedIn. O networking é a chave para uma vida longa no trabalho desde o começo, portanto se abra para receber os novos colegas em sua rede de contatos.

Respeite as diferenças
Não tente impor sua opinião logo de cara para assuntos aleatórios, como religião, política ou time de futebol. Vá com calma e, sinta com quem você pode ter este tipo de conversa. Lembre-se: você vai encontrar pessoas muito diferentes de você, portanto respeite para ser respeitado.

Roupa certa
Sabemos que existem roupas adequadas para cada tipo de ocasião, então vá com uma roupa básica, limpa, de acordo com o ambiente. Advogado de bermuda não faz sentido e causa risadas – além de mandar a seriedade para o chão.

Agora, uma agência de comunicação tem um ar mais descolado, pode ir com uma roupa mais descontraída. O importante é ser discreto e se vestir no mesmo nível de todos. Mulheres, evite decotes muito extravagantes pelo menos no primeiro dia e homens, bermuda no primeiro dia é sinal de desleixo. Sinta o ambiente e depois você vai se moldando ao dress code – claro, sem perder a sua personalidade.