Independente da vaga, seja recrutamento e seleção para temporários, efetivos ou terceiros, o processo seletivo é o mesmo. Nenhuma vaga recebe menos critérios até porque muitas destas oportunidades que começam temporárias podem ser efetivadas dentro da empresa.
Quer fazer bonito quando for chamado? Então a RH NOSSA vai explicar como você deve proceder quando for o momento certo!
Começo de tudo: Currículo
O primeiro passo no processo de avaliação, por mais óbvio que seja, é o currículo. É o cartão de visitas que precisa estar bem preparado, pois os recrutadores avaliam todos os que estão cadastrado – em qualquer banco de dados. E como é feito esse trabalho? Com as palavras-chave:
“Não dá para ignorar o currículo e é importante este documento estar bem preenchido. No caso da NOSSA dá para acrescentar palavras-chave, com detalhes sobre as atividades realizadas, projetos desenvolvidos e iniciativas dentro de onde você trabalhou. Todas as palavras-chave no sistema servem para trazer uma maior visibilidade” explica Karina Pelanda, coordenadora de recrutamento e seleção da NOSSA!
Todo mundo está online!
São inúmeros candidatos concorrendo ao mesmo cargo que você e, deixar um currículo meia boca é pedir para ser eliminado nesta primeira triagem pois, há uma verdadeira montanha de currículos bem preenchidos circulando nos cadastros mundo afora.
“O currículo pode e deve mostrar tudo. Quanto mais descrição melhor, claro, tomando o cuidado de não ser cansativo. Só assim é possível conseguir, em um primeiro momento, saber se o perfil está apropriado para uma determinada vaga”.
Contato direto
Ok, você conseguiu chamar a atenção. É hora de estar atento com o primeiro contato, que geralmente é por telefone. Karina dá uma dica de ouro: Ao atender, é bom demonstrar boa energia, interesse pela vaga e não ser evasivo:
“Se nesta chamada o candidato for apático, de nada adiantou criar um belo currículo. Já gera um desconforto na hora. E com tantas tecnologias à disposição, ficar atento com WhastApp e e-mails também é uma dica valiosa”.
Já esteja preparado da chamada
No momento da entrevista, já esteja preparado. Não espere um primeiro contato telefônico para começar a buscar informações sobre a empresa. Pesquise tudo o que puder antes, como o que a empresa faz: “Tenha todas as informações sobre a vaga, para mostrar que você quer mesmo este trabalho. A preparação inclui também se vestir adequadamente quando for chamado e é fácil a gente se descuidar nestas entrevistas via Skype ou outro aplicativo. Fique de olho no que está vestido quando for chamado. Esse detalhe ainda pesa por mostrar o seu cuidado pessoal”.
Seja inteligente nas respostas
Na entrevista em si e conjunto de detalhes vai pesar. Fale de seu histórico em sintonia com o currículo, fale de projetos especiais,tenha postura e evite trazer informações negativas sobre possíveis problemas antigos em outros trabalhos:
“Você contrataria uma pessoa que fala mal de outras empresas por onde passou? Pois é, você não está sozinho. Falar mal de outras empresas ou pessoas que já trabalharam contigo não ajudam em nada. Avalie suas competências com base no que já vivenciou mas não use conceitos de certo ou errado. Quem vai fazer essa análise são os recrutadores para saber se você está dentro do perfil, e não você” finaliza a especialista.