Cinco erros que as pessoas cometem nos primeiros 90 dias de trabalho

Carteira assinada, novos desafios e uma oportunidade de crescer profissionalmente. É realmente emocionante começar um novo emprego, mas também existe alguma ansiedade e medo. Será que o colaborador vai gostar do seu chefe e colegas de trabalho? O trabalho será bom mesmo? O desempenho das funções, será satisfatório?

Essas perguntas, e muitas outras, vão surgindo conforme vai chegando o dia de começar a trabalhar –  e existem boas razões para sentir a ansiedade, o importante é manter a calma para não cometer os cinco erros mais comuns nos primeiros 90 dias em um novo emprego:

– Agir como se soubesse de tudo
– Não fazer perguntas e esclarecer dúvidas
– Tentar impor suas ideias antes de aprender o trabalho
– Assumir muito trabalho logo no começo e
– Ignorar a cultura corporativa

Além de evitar cometer esses erros nos primeiros 90 dias de trabalho, o que mais pode ser feito para causar uma boa impressão com o chefe e colegas de trabalho?

Estar aberto para receber dicas e comentários, ser positivo quando aprende novas habilidades, escutar e fazer perguntas pertinentes e, o mais importante, tentar aprender o máximo possível sobre o novo emprego, empresa e setor.

Em geral, os contratos têm 90 dias de experiência, então, o importante é tentar causar a boa impressão o mais rápido possível, em no máximo duas semanas. De acordo com um estudo do LinkedIn, 63% dos gerentes optam sobre um novo funcionário nas primeiras duas semanas e 15% o fazem imediatamente. Portanto, garantir que a primeira impressão seja positiva deve ser uma prioridade para garantir tranquilidade nos próximos meses.