Calendário 2023: existe melhor época para conseguir emprego?

Quando começa um novo ano, uma infinidade de oportunidades de empregos surge ao mesmo tempo em que uma verdadeira legião de candidatos começa a procurar novos desafios. O grande dilema é: qual é a melhor época do ano para que estes candidatos encontrem as vagas certas? Seria uma decisão acertada ficar de fora dos processos de recrutamento e seleção no início de cada ano para aproveitar a temporada de verão?

Janeiro e fevereiro são dois dos melhores meses para procurar empregos de longo prazo e em período integral, neste período a maioria das empresas recebe orçamentos atualizados e previsões de vendas.

“Executivos e recrutadores têm uma ideia melhor do que precisam e se podem contratar novos membros para a equipe, levando os consultores de carreira a considerar esses os melhores meses para contratações. Claro que o candidato precisa estar preparado, com o currículo sempre atualizado e atento com as vagas que vão surgindo ao longo dos meses, mas algumas datas são chaves para intensificar a atenção e redobrar os esforços” explica Eliane Catalano, coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA.

“As empresas já fecharam o financeiro, portanto já sabem onde tiveram lucro ou prejuízo, ou seja, já identificaram o que precisam fazer ao longo do ano. Um dos melhores momentos para conseguir disputar as oportunidades.”

A mística que o Brasil só funciona depois do carnaval precisa acabar. Esta mentalidade é o que faz com que muitas pessoas percam chances incríveis: “É preciso vencer esta barreira, pois as empresas estão abertas em fevereiro.  Muita gente nem procura emprego pensando no carnaval, enquanto outros aproveitam este momento para começar um novo trabalho. É questão de mentalidade”

Sazonalidade no calendário
Existem períodos do ano em que as contratações acontecem com maior frequência, como Natal e Dia das Mães, e o maior equívoco para quem deseja trabalhar nestas datas especiais é intensificar a busca quando o período em questão está chegando:

“Quem deseja trabalhar na páscoa, por exemplo, precisa procurar as vagas entre dois e três meses antes. As empresas contratam com antecipação, portanto é importante manter atenção redobrada. O mesmo se repete com outras datas” finaliza Catalano.