Brasil tem mais empregos e mais concorrência pelas vagas. Como se destacar?

Com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) indicando que a taxa de desemprego caiu, chegando aos 8% no segundo semestre de 2023, o menor número em 10 anos, os candidatos têm uma boa e uma má notícia:

A boa notícia: existem mais oportunidades surgindo a cada dia
A má notícia: a concorrência está se preparando para as mesmas vagas

“Já era esperado em função do crescimento da economia brasileira de 1,2% no segundo trimestre, principalmente no setor de serviços, que cresceu 1,6%, e industrial, que cresceu 1,3% que o número do emprego melhorasse. Recentemente o Brasil criou 1.4 milhão de novos empregos formais, e essa boa notícia traz a questão da concorrência mais acirrada” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.

São mais vagas, mas a procura aumentou
O cenário de mais empregos significa que mais pessoas estão procurando trabalho e encontrando essas oportunidades. No entanto, a especialista entende que o volume de desempregados continua alto, tornando o desafio de se destacar ainda mais primordial.

Tudo indica que em 2024 a taxa de desemprego no Brasil continue a cair, mas de uma maneira mais gradual. A criação de novos empregos vai seguir em um ritmo menor, fazendo com que recrutadores deem mais atenção aos currículos mais preparados e detalhados:

“Por mais clichê que seja, as recomendações seguem as mesmas. Ter o currículo atualizado, com todas as experiências mencionadas, cursos de qualquer natureza que podem ser um fator de desempate, precisam estar descritos. O mercado abre vagas, mas as empresas estão mais exigentes. Sim, existem mais vagas de trabalho, mas elas estão pedindo mão de obra mais especializada” completa Karina.

Dicas para se destacar na seleção

1 – Faça cursos presenciais ou online e coloque-os no currículo.
2 – Busque ficar bem informado sobre o seu setor.
3 – Especialistas ganham mais que generalistas, mas as vagas são mais disputadas.
4 – Faça networking em fóruns e ambientes como o Linkedin
5- Busque recomendações de ex-empregadores
6 – Em um mundo globalizado, um segundo idioma é grande diferencial. Procure por cursos online ou aplicativos.