Ansiedade em uma entrevista de emprego: como evitar?

Tem como evitar a ansiedade em uma entrevista de emprego? Sim, e depende apenas de você! Quer saber como? Respire fundo e acompanhe! 

A ansiedade é um tema complexo que pode ser trabalhada por quem está buscando um trabalho, pois envolve pequenos sinais físicos, quase imperceptíveis, que atrapalham bastante o candidato.

Para a coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, a ansiedade persegue qualquer pessoa quando não há domínio sobre alguma situação ou tema. Quando o candidato está inseguro, o recrutador percebe isso e pode interpretar de uma maneira negativa. Mas precisa analisar se esta ansiedade tem origem na personalidade ou se é apenas falta de preparo:

“Um bom exemplo, e que acontece por diversas vezes, é quando uma vaga exige Excel e a pessoa não possui este conhecimento. Claro que o candidato vai ficar nervoso e ansioso durante sua participação no processo todo, já que não há todos os requisitos preenchidos. Neste caso, não tem muito o que fazer e não adianta inventar, pois, é a falta de um conhecimento que está em jogo. Nenhuma autoconfiança e equilíbrio podem ajudar”. 

Quando esta ansiedade é uma característica da pessoa, ou seja, não é motivada pela falta de algum requisito, a autoconfiança precisa estar acima da média – pelo menos no dia da entrevista. Infelizmente, muitos candidatos acabam sendo reprovados porque não conseguem dominar a si mesmos. Catalano é direta ao afirmar que ter o controle da situação significa não deixar o nervosismo tomar conta:

” Uma pessoa que está desempregada vai ter a ansiedade tomando conta dela, pelo medo de perder uma grande chance. O candidato precisa respirar forte e se concentrar apenas em responder às perguntas e apresentar seus requisitos. Se a vaga é para a área contábil e o candidato possui tudo o que a empresa está pedindo, isso será percebido pelo recrutador.  É diferente de não saber algum assunto ou não possuir alguma habilidade técnica” explica Catalano.

O que fazer então?
Você tem tudo o que a empresa está pedindo e mesmo assim fica nervoso quando está sendo analisado para um trabalho? Siga estes passos então para evitar a ansiedade em uma entrevista de emprego?

  • Respire fundo para manter o cérebro ativo e manter o equilíbrio
  • Chegue com pensamentos positivos, valorizando seus conhecimentos (é isso que a empresa essencialmente está buscando) 
  • Dias antes, analise quais são seus pontos positivos para que eles se destaquem
  • Evite movimentar muito os braços, as pernas e a cabeça. Mantenha-se sentado, olhando diretamente para quem está te entrevistando
  • Fale apenas o necessário.
  • Nunca minta. A sinceridade é natural e a mentira te faz suar, desviar o olhar e agir de maneira contraditória
  • Chegue cedo (não muito, uns 15 minutos está bom) e evite ingerir muitos líquidos antes para não despertar aquela vontade de ir ao banheiro.  

 

Acompanhe a RH NOSSA no Facebook e no Instagram e fique por dentro de4 todas as novidades do mercado de trabalho!

Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br