Este texto é para você que deseja crescer na empresa, mudar de cargo ou ser efetivado. Serve para quem está fazendo estágio, para quem está trabalhando como temporário ou quem está há anos desejando receber aquela promoção tão aguardada!
Em 2024, agora vai! A RH NOSSA tem algumas dicas bem interessantes.
Será que a empresa vai abrir essa possibilidade?
Claro, tem empresas que não projetaram abrir novos cargos para este ano, mas isso não é para desanimar. Pode acontecer de algum colaborador deixar a empresa e “vagar” aquele cargo que você pode ocupar. Ou então, vai que a empresa dá um salto e abre novas oportunidades. Nunca se sabe, mas se isso acontecer, é melhor seguir estas dicas desde já.
Primeiro, seja proativo: mas de verdade! Não seja aquele colaborador que fica ali parado, esperando que algo venha da graça divina até seu colo. Vai atrás das suas metas! Tenha no radar novos desafios, aprenda coisas novas. Aprenda um programa novo no computador, descubra novidades e tendências e faça como dizia famoso ET Bilu: busquem conhecimento.
Nota do editor: o ET Bilu é falso, mas o conselho é verdadeiro!
Não fique parado quando o seu colega está apertado no prazo. Ofereça ajuda, indique caminho, mostre que sabe desenrolar soluções. Afinal de contas, não seria o gestor alguém que resolve problemas? Se você quer ser esse gestor, mostre ANTES que sabe como encontrar essas soluções.
Outra coisa: nunca procrastine! A famosa frase “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” é verdadeira.
Tem prazos nas tarefas? Faça!
Consegue acabar antes? Acabe!
Teve algum problema que vai atrasar a entrega? Avise com antecedência.
Mostre que é responsável, se apresente como alguém confiável e vá criando essa imagem desde já. Sim, isso tudo vai somando pontos.
Acredito que você deva ter uma perguntinha agora, na cabeça:
– Mas como eu posso saber se estou fazendo bem essas tarefas?
Simples, pedindo feedbacks. Não apenas pedindo, mas OUVINDO e aplicando o que lhe for falado! A opinião dos seus superiores e colegas sobre o seu trabalho é o que pode dar luz para algo que você precise melhorar.
Aliás, aproveitando essa deixa, converse muito com quem você admira e seja capaz de pedir orientação na sua jornada. Não é para puxar o tapete de alguém, não é fazer fofoca, não é puxar saco e muito menos tentar agradar por agradar. É conversa para aprender. Como uma mentoria e, claro, isso é bom e funciona desde que você aplique o que estão te falando.
Nesta pegada, vale falar de seus objetivos. Quem guarda sonho é padeiro no fim do expediente!
Fale sobre o que deseja, sobre metas e deixe claro que você tem visão de futuro, ambição na empresa e total compromisso.
Por fim, faça parte de tudo. Festinhas, conversas, promoções e qualquer outra iniciativa interna? Participe, esteja presente! Entenda quais são os valores, as políticas internas e as práticas da empresa. Interagir ajuda muito.
O mais importante: não descuide do trabalho. Nunca!