Como Chegamos Aqui: conversa com fundadores da RH NOSSA teve histórias marcantes e muita emoção

Chegando aos 30 anos de vida, a RH NOSSA realizou uma série de encontros para marcar essas três décadas e um deles teve como estrelas Emílio e Marilda Morschel, os fundadores da empresa. Na conversa chamada “Como Chegamos Aqui” fez parte do ciclo especial de palestras da RH NOSSA e teve momentos de muita emoção.

Emílio e Marilda Morschel começaram esta empresa gigante de recrutamento e seleção em 1993, usando experiências pessoais na área de recursos humanos, sendo ele como gestor e ela como psicóloga. Quando fundaram a RH NOSSA, perceberam que o nome tinha um novo significado, não era apenas a empresa do casal, mas de todos os funcionários: “a NOSSA empresa”

No encontro, a casal lembrou de diversas histórias que marcaram os 30 anos, algumas engraçadas, outros momentos de superação e diversos exemplos de situações que mostram que a confiança nas pessoas é o bem principal da organização.

As histórias mostram como a evolução aconteceu da RH NOSSA, as inovações e situações que marcaram a trajetória desta que é uma das maiores empresas de recrutamento e seleção do Brasil.

Marilda Morschel lembrou que a NOSSA sempre foi muito inovadora, até mesmo pelo perfil dela e de seu esposo:

“Para nós, tudo é possível. Nunca falamos para algum colaborador abandonar alguma ideia que ele trazia para a gente. Sempre encampamos, dizíamos para a pessoa criar o projeto e trazer para a gente. Muitas coisas legais vieram de sugestão de colaboradores que abraçaram seus projetos e sempre deixamos acontecer. Quem começou a fazer isso em Curitiba foi a gente”.

Em outro momento do encontro, Emílio lembrou que uma característica marcante sempre foi pensar grande desde o começo, procurando constantemente novidades, ferramentas novas e sistemas diferentes. Criar o sistema de seleção da RH NOSSA levou muito tempo e investimento até acertar e, durante estes anos, muitas situações saiam do controle – como quando o técnico ia para a praia no final de semana justo quando o sistema travava, obrigando-o a datilografar os holerites.

Ter trabalhado tanto e feito um monte de ações que não funcionaram muito bem, ajudou no crescimento e desenvolvimento da RH NOSSA:

“Hoje tudo funciona, pois aprendemos muito com essas iniciativas. Ficamos doze anos em Ponta Grossa em uma operação que não dava lucro, tivemos filial no centro de Curitiba, em Balneário Camboriú para estar no mercado do Vale do Itajaí, em Campo Grande, enfim, sempre buscando alternativas até mesmo com outros parceiros. Mas foi analisando esses que avançamos e chegamos aqui” lembra Emílio.

Com tantas histórias, curiosidades e lembranças de perrengues e vitórias, a plateia se divertiu e se conectou com os fundadores e conheceram histórias da RH NOSSA.

Outro ponto alto do encontro foi quando Emílio falou sobre o maior desafio de se trabalhar com pessoas que é se colocar no lugar delas. O fundador da RH NOSSA lembrou de quando foi gerente de RH de outras empresas e ele aprendeu a saber qual era o sonho delas e viver junto:

“Tem que saber o que elas querem e isso só se consegue conversando olho no olho, para saber o que vai realizar esta pessoa. Tem gente que vai se realizar comendo frango com farofa em Matinhos e tem gente que quer conhecer o mundo. Soluções diferentes são de tamanhos diferentes e isso precisa ser respeitado e apoiado. Quando se ajuda a realizar sonhos, fica tudo mais fácil”.

A lição é que para atender esses sonhos não significam fazer pelos outros, mas perguntar o que esta pessoa precisa. Um computador melhor? Uma cadeira nova? Fazer um curso? Emílio tem a resposta:

“O meu sonho não é o de todos. Se fosse isso, eu daria uma vara de pescar para todos”.

Confira o video completo do encontro!