A verdade é só uma: ninguém gosta de ser demitido. Após a demissão, começa um período de incertezas que vai afetar a vida da pessoa imediatamente. Quebra da rotina que o colaborador vivenciava em seu ambiente de trabalho, o drama financeiro e a própria continuidade da carreira.
Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA, esta nova realidade, que pode aparecer terrível em um primeiro momento, também pode representar uma guinada para melhor:
“Evidentemente a pessoa precisa saber lidar com a situação e o pior cenário é deixar que a situação tome conta negativamente. Claro que é um choque perder um emprego, mas a volta ao mercado de trabalho, em grande parte, depende da própria pessoa”
Como conseguir voltar ao mercado de trabalho após ser demitido
A primeira ação é terminar o relacionamento com a antiga empresa numa boa, com tudo esclarecido e de maneira profissional. Karina explica que um desligamento, no geral, pode ter acontecido por questões estratégicas e não por problemas pessoais:
“Sabemos que existem demissões por comportamento, que é outra história. Quando a demissão acontece por uma demanda de mercado, o melhor é que este colaborador que foi desligado saiba terminar tudo com bons termos. Evitar falar mal, principalmente em redes sociais, e ser educado, é uma maneira de manter as portas abertas. Lembre-se que outras empresas estão observando tudo.
Outro ponto de atenção para o colaborador é ser honesto com ele mesmo. Passado o tempo de assimilação da demissão, Karina lembra da importância de analisar objetivamente a situação:
“Não se defenda injustificadamente e reflita nos pontos positivos realizados e no que faria de diferente em uma situação futura. É uma maneira de recalcular ações e atitudes para outros trabalhos, que chegarão em breve.”
Repensar o currículo e seus objetivos
Atualizar currículo deve ser uma tarefa constante, mas neste caso, pode ser o momento para repensar alguns aspectos: “As habilidades desenvolvidas e objetivos alcançados, que estão fora do currículo, precisam estar descritos”.
Reciclar conhecimentos
Aproveite o tempo livre para fazer cursos ou aprender um novo ofício também deve estar no radar de quem acabou de sair do trabalho:
“Os tradicionais conselhos sobre voltar a estudar e ter aulas de idiomas seguem, mas estar atento com as novidades de mercado pode ser aquele diferencial que vai chamar a atenção dos recrutadores. A tecnologia está mudando muitos empregos e este pode ser o momento para saber o que está acontecendo e como as novidades do mundo estão impactando o mercado de trabalho” finaliza Karina.