Você que está na faixa dos 40 anos já parou para pensar nas profissões que não existiam quando a sua vida profissional começou?
Quando uma rede de lanchonetes mundialmente famosa anunciou que contrataria uma pessoa para ficar cuidando de suas redes sociais nos idos de 2009, a reação de grande parte de quem já estava trabalhando com comunicação foi de assombro e desconfiança: Eles vão pagar para uma pessoa ficar o dia todo na internet, usando Twitter, Facebook e Orkut? Como assim? Que espécie de trabalho é este?
A mudança foi o primeiro impacto que escancarou a nova realidade do mercado de trabalho de então. Parecia uma moda, algo que passaria… mas o que temos hoje é a evolução deste desbravamento!
Neste ponto de virada da internet, quem vivia seus 20 anos nesta época, em teoria, aproveitou bem a mudança. As gerações seguintes, então, nem se fala. Além de cuidar de redes sociais, outras profissões começaram a abraçar a causa digital.
Perceba o volume de programadores, gestores de redes sociais, gestores de anúncios online, vendedores, consultores, influencers e demais profissionais que utilizam a web para executar seus trabalhos! A maioria tem menos de 40 anos. Não é justo que por uma geração fique de fora.
Mas tem como mudar o cenário!
Ao descobrir novas profissões, o profissional pode encontrar a sua verdadeira vocação. A primeira coisa a ser feita é (claro) manter seu atual emprego enquanto faz o ponto de virada através de cursos, atualizações, MBAs, mestrados ou uma nova formação – tudo precisa estar no radar antes de criar a guinada completa.
A formação contínua é o melhor aliado para quem deseja mudar de emprego. Aprenda o máximo que puder, aceite a tecnologia, não seja resistente e leia blogs sobre tecnologia o tempo todo. É sério, as mudanças são bem constantes – mais do que há 20 anos.
Em seguida, é o momento de começar a mostrar o que foi aprendido. Crie blogs, sites, redes sociais, faça contatos e crie portfólio. Sabe aquela sua prima com uma lojinha no bairro? Se prontifique a criar uma presença digital e assim vai trilhando o caminho para se mostrar.
Quando estiver se sentindo seguro, aí, sim, é o momento de buscar uma oportunidade!
Dá para conseguir um emprego “de jovem” mesmo sendo mais “old scholl”, basta se preparar e se abrir para o novo.