Às vezes, pelas diferentes circunstâncias da rotina do trabalho, podemos perder a confiança que inspiramos em nossos colegas ou superiores em nosso trabalho. Ou então, vamos imaginar, queremos ganhar essa confiança porque ainda não temos essa moral toda. O que pode ser feito?
A confiança é uma forma de se relacionar e estar seguro em um ambiente de trabalho, espaço onde as circunstâncias são, de certa maneira, controladas. É algo que todos os buscam para sobreviver em suas carreiras. Vamos descobrir como buscar a confiabilidade das pessoas onde trabalhamos – principalmente do seu chefe, que é a figura central desta postagem!
Reconquistar a confiança perdida
Cinco anos de bom relacionamento no trabalho podem ser perdidos em cinco minutos. Se a confiança em alguém pode ser perdida muito rapidamente, é difícil restaurar quando quebrada. Sabe aquela história de tentar arrumar um lápis quebrado com cola e ele nunca mais ser o mesmo? É exatamente isso!
– Não chegar a tempo para uma entrega
– Perder um compromisso
– Não assumir erros
Esses são alguns detalhes que enfraquecem a confiança que os outros depositam em nós.
Portanto, diante de uma perda de confiança, podemos, em primeiro lugar, assumir que um erro foi cometido, pedir desculpas e iniciar o famoso processo de reparo. O pedido de desculpas ser feito acompanhado de uma proposta de correção do erro, fica mais fácil reverter essa perda de confiança e tentar reconquistá-la.
A solução é realizar este movimento e esperar que seus superiores tenham o bom senso de entender que foi um equívoco que não se repetirá.
Mantendo a confiança
Se a sua confiança não foi quebrada e você deseja justamente manter esse elo antes que algo aconteça, existem algumas dicas que valem ouro, como manter-se muito atento aos modos de fazer, protocolos e outros elementos do dia a dia do trabalho – principalmente as questões que não são tão óbvias, frutos de observações.
Não contribua com boatos ou fofocas e bullying – a rádio corredor. Evite se posicionar em questões espinhosas ou controversas e ganhe confiança de vários colegas de trabalho e gestores. Caso contrário, sua credibilidade será comprometida.
Na prática, uma condução ética diante de questões como racismo, sexismo ou em situações em que há um ambiente de assédio em relação a alguém também lhe dará a confiança necessária para ganhar credibilidade a longo prazo.
Imediatamente coloque um limite a esses comportamentos e, claro, não se junte com essas intrigas – mesmo que isso suponha uma forma de integração no grupo.
Confiança é o ato de gerar credibilidade e nenhum gestor vai apostar suas fichas em um profissional que ele possa considerar fofoqueiro, criador de polêmicas vazias ou – pior ainda – envolvido com atos antiéticos.
Você confiaria em alguém assim? Pois é… o seu gestor também não!31