Atualmente, parece que preparar-se bem para as entrevistas de trabalho diferente do que há alguns anos. A pandemia acelerou processos virtuais e a preparação também é outra. Se antes o candidato precisava seguir até uma empresa de RH ou mesmo no próprio local, agora tudo é feito através de uma tela – mas isso não significa que não precisa se preparar.
As ferramentas agilizam etapas que podem ser automatizadas, melhoram as análises do perfil de cada pessoa e, ao contrário do que se propaga, não afasta o contato humano. O que muda é a forma deste contato!
Mas o que mudou de fato nos processos seletivos com os processos digitais? Na verdade, não precisa mais se deslocar, correr no trânsito, acordar duas horas antes para chegar na entrevista. E só!
Agora, outros detalhes da entrevista foram adaptados e é isso que a RH NOSSA vai lhe mostrar!
Do ponto de vista tecnológico
– Use o tempo em casa para pesquisar a cultura da empresa e seu código de vestimenta. Sim, mesmo virtual, a reunião precisa seguir um dress code. Com essa informação, você saberá o quão formal ou informal você deve ir à reunião. Importante usar roupas com as quais você se sinta confortável e transmita sua personalidade, mas não esteja muito ”relaxado. É comum descuidarmos em casa, mas lembre-se que este é o momento de mostrar cuidado com sua aparência pessoal.
– Cuide do cenário. Não fica bem deixar toalhas penduradas ao fundo, portas abertas ou pratos sujos na mesa. Se o trabalho for remoto, lembre-se que esta é a imagem que você vai passar. O seu futuro chefe não vai querer alguém que apareça nesta condições, portanto mantenha tudo em ordem.
– Revise a ‘internet’. Se possível, use cabos diretos no modem e peça que todos em casa colaborem não fazendo barulho, cuidando do cachorro para não latir e não passando ao fundo durante a conversa.
Do ponto de vista comportamental
Aqui seguimos as mesmas regrinhas de uma entrevista presencial, como não fazer comentários negativos sobre outras pessoas ou empresas. Seja legal nas suas palavras, afinal ninguém vai contratar uma pessoa que fica falando cobras e lagartos depois.
– Fale a verdade. Não tente impressionar seu entrevistador com falsas informações, afinal de contas, o recrutador sabe quando uma mentira foi dita e ele tem como pesquisar.
– Dizer que você não tem perguntas é outro erro. Significa que você não está preocupado se for contratado ou não.
Do ponto de vista laboral
Mesma coisa. Valorize-se e destaque seus pontos fortes, seus conhecimentos e quais são suas habilidades. Mostre ser uma pessoa positiva, animada por fazer parte da empresa e fique de olho na linguagem verbal e corporal.