Trabalho temporário é a porta de entrada para conseguir emprego em 2020

Uma pessoa é contratada como temporária e, dependendo do seu desempenho, acaba efetivada na ocupação. Senhoras e senhores, estamos vivendo os tempos em que o trabalho temporário é um estágio de luxo para quem está querendo a carteira assinada de forma efetiva.  E não é uma moda, mas sim uma tendência de muitas empresas que já aderiram à prática! 

Os motivos são bem simples:
 – Assim como no trabalho terceirizado, o temporário possui um contrato de trabalho mais simples de fazer
– Dá para ver, na prática, como a pessoa se desenvolve
– Em casos em que as expectativas não sejam atingidas, a substituição é mais fácil e menos onerosa

Não tem volta! As empresas notaram que esta é uma oportunidade de ouro para conhecer o futuro funcionário na prática e, se estiver tudo certinho, realizar a efetivação:  

“A vaga temporária é uma oportunidade de entrar mostrando o seu trabalho. As empresas estão menos dispostas a correr o risco de chamar alguém que não de encaixa na função. Tivemos o caso de um temporário que, em 25 dias de trabalho, mostrou sua capacidade, impressionou os gestores e foi efetivado. É a prova de que os candidatos à essas vagas precisam entrar querendo mostrar interesse, quase que como um estágio de luxo”  explica analista de recrutamento e seleção da RH NOSSA Hallison Fermino.

Terceirizado também em alta
Não é apenas nos temporários que as empresas estão apostando. A Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano,  lembrou que está sendo muito interessante a oportunidade dada para terceiros uma vez que, para as companhias, diminui o custo e permite que a empresa foque apenas no negócio em que atua – liberando a empresa terceirizada para cuidar da contratação:

“Em todos os setores isso acontece, sejam profissionais técnicos, analistas e de gestão. É interessante notar como, a cada dia que passa, os negócios buscam focar apenas no que fazem. A contratação terceirizada libera os esforços da empresa neste sentido, pois quem faz a busca pela contratação é a terceirização” completa Catalano.