Como procurar emprego de forma mais eficiente

 Defina o seu alvo
Antes de sair distribuindo seu currículo por aí, reserve um tempo para pensar sobre o que você quer em termos de carreira. Procure listar todas as características do que seria o “o emprego dos sonhos”: oportunidade de crescimento, escritório perto de casa, benefícios, horário flexível, bom ambiente de trabalho, desafios interessantes…

Saber o que você quer para sua vida profissional ajuda a baixar a ansiedade e, de quebra, descobrir aquelas empresas em que você gostaria de trabalhar. Faça uma lista com pelo menos 20 organizações com as características que você procura e que podem se beneficiar da sua experiência. Elas serão o seu alvo!

Atualize seu CV

Aproveite que você definiu seus objetivos para refletir sobre sua trajetória até aqui. Quais as experiências mais relevantes que você teve? O que você pode ressaltar no seu currículo para se destacar no processo seletivo?

Refaça o seu CV e, se possível, mostre-o para alguém de sua confiança. Lembre-se de revisar o português e a formatação.

Aproveite para atualizar seu perfil em redes sociais profissionais, como o Linkedin. Cada vez mais empresas estão usando essa ferramenta para recrutar novos profissionais.

Ative seus contatos

Agora que você tem uma visão clara dos seus objetivos profissionais e está com o currículo em dia, comece a ativar os seus contatos. Você já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”? Essa máxima se aplica à busca de emprego também. Converse com amigos próximos, conhecidos, ex-colegas de trabalho e de escola ou faculdade dizendo exatamente o que procura e porque está preparado para uma nova posição.

E muito cuidado nessa hora! Fazer networking não é sinônimo de ser interesseiro, muito menos ficar pedindo uma indicação. Tenha o hábito de cultivar seus relacionamentos profissionais regularmente, mesmo quando não estiver precisando de ajuda.

Se você já está trabalhando e quer mudar de emprego, o cuidado deve ser redobrado: seja discreto ao divulgar seu interesse e jamais use a estrutura da empresa (e-mail, telefone) ou o horário de trabalho para consultar sites de emprego, enviar currículos ou entrar em contato com recrutadores. Deixe seu celular pessoal como telefone de contato e, se possível, indique que prefere ser chamado em horário de almoço ou fora do horário comercial. Caso receba a ligação de um potencial contratador, atenda em um local discreto ou pergunte se pode ligar depois.

Fique de olho nas oportunidades (visíveis e invisíveis)

O emprego que você quer costuma aparecer nos classificados do jornal? Na seção “trabalhe conosco” das empresas? Em sites de emprego? Que bom! Crie o hábito de consultar essas fontes. Mas saiba que muitas oportunidades interessantes nunca chegam a aparecer na internet e são preenchidas em processos de recrutamento interno, por indicação de head hunters ou mesmo de outros profissionais da própria empresa.

Lembra da dica anterior? Cultive seus contatos profissionais e peça para avisarem caso saibam de alguma vaga com o perfil que você procura.

As seções de economia dos jornais e revistas também podem oferecer boas pistas sobre novas oportunidades. Uma nova empresa no mercado, ou uma companhia que vai abrir escritório em sua cidade são indícios de possíveis contratações.

E agora, uma dica de ouro: na hora de selecionar currículos em suas bases de dados, muitos sites de recrutamento e empresas pegam somente os mais recentes. Crie uma rotina para atualizar seus dados frequentemente, pelo menos uma vez por mês. Assim seu currículo sempre vai aparecer nas buscas pelos últimos cadastros salvos no sistema e você aumenta a chance de ser chamado!

Fonte: Guia da Semana