Sistema de inteligência artificial ajuda candidatos a se qualificarem

Há 12,2 milhões de brasileiros desempregados de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no começo do ano. Este volume de candidatos é absurdamente grande. Basta aparecer uma vaga que chove candidatos – e com tamanha concorrência, é normal e até esperado que diversas pessoas busquem esta recolocação, mas na maioria das vezes só há realmente uma oportunidade.

Para evitar que estes candidatos esperem longa e desnecessariamente um retorno (positivo ou negativo), a RH NOSSA desenvolveu o sistema de inteligência artificial para recrutamento em parceria com a empresa Abler.  


Como funciona?
O Abler faz um bloqueio para pessoas que tenham um perfil fora da vaga divulgada. Se um dos requisitos for fluência em inglês ou possuir alguma habilidade de tecnologia da informação, por exemplo, e o candidato não tiver essas qualificações, o próprio sistema impede esta candidatura e o envia uma mensagem explicando o motivo.

“O sistema é extremamente útil para os candidatos pois, explica o motivo do não chamamento ou do corte no processo de seleção, sem a necessidade de ficar ligando. Quando o candidato consegue se candidatar e, é eliminada em alguma etapa, já é emitido um email avisando que está fora do processo e muitas vezes até explicando o motivo” explica o analista de TI da RH NOSSA, Rafael Mayer Michels.

Quando o candidato toma conhecimento do motivo através do sistema, cabe à ele usar este feedback para se preparar melhor, buscando incrementar o seu currículo:

“Outro detalhe é o respeito para com o candidato. Imagine um processo seletivo que receba 500 candidatos para uma única vaga, algo bem comum, é complicado para o recrutador ligar e avisar cada uma dessas pessoas sobre como está o andamento da seleção.  Com o novo sistema evitamos também que o candidato fique esperando uma ligação que pode demorar pelo volume de pessoas” completa Rafael.
Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br