Você contribui para o ambiente saudável dentro do seu trabalho?

Vamos combinar que ninguém gosta de trabalhar dentro de um ambiente ruim. E vamos combinar também que ficar só reclamando não ajuda muito – ainda mais quando a possível causa deste péssimo ambiente pode ser nós mesmos!

Um estudo recente do International Journal of Epidemiology aponta que um trabalho de péssima qualidade (envolvendo o ambiente interno de trabalho) pode sim aumentar o estresse e até mesmo desencadear enfermidade dentro do ambiente de trabalho.

Ao mesmo tempo, pesquisadores da Universidade de Manchester selecionaram 1.116 pessoas na faixa dos 35 e dos 75 anos que estavam fora do mercado de trabalho em 2009 para acompanhar a sua situação durante dois anos em fatores de estresse crônico, como colesterol ‘ruim’, níveis de proteína C reativa e a pressão sanguínea, para citar alguns exemplos. Quando comparadas as que conseguiram um bom emprego com quem ficou em um trabalho de péssima qualidade, os níveis de inflamação eram maiores em quem conseguiu o trabalho ruim – até mesmo desenvolvendo uma menor taxa de depuração da proteína C. Ou seja, um péssimo ambiente de trabalho afeta sim a saúde do trabalhador.

“Quando se fala sobre ambiente de trabalho ruim, ou não saudável, é comum culparmos os outros funcionários ou mesmo quem está em uma esfera superior. Mas qualquer pessoa pode criar este tipo de ambiente. Tem profissional que nem percebe, mas pode ser o responsável direto pelo clima” alerta Pedro Gonçalves de Lima, coordenador de recursos humanos da RH NOSSA.

Para o especialista, antes de sair fazendo acusações, o melhor é este profissional olhar para si próprio primeiro e analisar o que está fazendo para contribuir para que este cenário melhore:

“Quem gosta de ficar fofocando, criando intrigas, levantando questões polêmicas desnecessárias e falando mal de tudo, principalmente dos colegas de trabalho ou das condições do local, nem percebe que pode ser ela própria a responsável por este ‘climão’ interno”.  

Cuidado com as relações internas

Pedro explica é preciso entender que o ambiente de trabalho deve ser criado com amizades, manter uma relação com os colegas, mas com certos limites: “Não é interessante entrar tanto no pessoal. Misturar muito as relações pode ser prejudicial quando se confunde questões pessoas com laborais”.

E, se mesmo assim, depois desta análise pessoal, o ambiente seguir pesado, a melhor saída é procurar uma nova colocação em outro local. Mas grande parte se resolve com uma simples análise sobre o comportamento individual.

Fica a dica!

Fonte: Freepick


Fonte: KAKOI Comunicação
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