Uma das principais dúvidas de quem está procurando uma vaga no mercado de trabalho ou uma recolocação profissional é o que falar em uma entrevista de emprego. Nesse importante momento em que, muitas vezes, o nervosismo impera, é preciso manter a calma e o foco e saber exatamente o que dizer.
Mas, apesar de ser uma ocasião delicada e um tanto tensa, existe uma série de dicas para que o profissional se dê bem durante a entrevista e não cometa erros banais que podem comprometer a impressão que os recrutadores têm dele.
Dicas de o que falar em uma entrevista de emprego
1 – Pesquisa sobre a empresa
A primeira tarefa do profissional que irá passar por uma entrevista é procurar informações sobre o local da vaga. Essa tarefa relativamente simples ajuda e muito na hora na conversa com os recrutadores e ainda demonstra interesse e vontade de conquistar a vaga por parte do candidato. Leia a missão, visão e valores da empresa e procure relacioná-los à sua experiência profissional.
2 – Demonstre autoconhecimento
Falar sobre quem você é um dos pontos principais durante uma entrevista de emprego. Os recrutadores estão ali para te ouvir contar sobre suas competências, habilidades, objetivos e metas para o futuro. Mas isso tem que ser feito de forma natural, fugindo dos clichês tradicionais que os entrevistadores escutam sempre. Então treine essa parte para expressar quem você é da melhor forma possível.
3 – Sua experiência profissional conta
Contar sobre cargos e atividades que você exerceu em empregos anteriores é obrigatório em qualquer entrevista de emprego. Procure, sempre que possível, relacionar essas experiências com a vaga que você está pleiteando. Deixe claro ao recrutador que você é a pessoa certa para assumir a posição.
4 – Enfatize suas competências profissionais
Não basta falar sobre suas habilidades, é preciso fazer referências a elas revelando os maiores feitos de sua carreira. Então fale sobre bons resultados alcançados, desafios profissionais superados e eventuais promoções, mas de modo humilde e sem arrogância. Esses pontos são a chave para o sucesso durante a entrevista.
5 – Use jargões e mostre conhecimento sobre sua área
Os jargões são termos utilizados por profissionais de uma determinada área, então faça uso deles ao longo da entrevista. E demonstre também que é um profissional atualizado em relação ao mercado de trabalho, citando novidades e tendências que estão determinando o futuro da profissão.
Controlar o nervosismo é a chave principal para ir bem na entrevista de emprego.
6 – Mostre disponibilidade
É importante que os entrevistadores percebam o seu interesse na vaga. Uma forma de deixar isso evidente é falar sobre sua disponibilidade para assumir a posição. Faça também perguntas sobre o cargo e suas atividades, prazos do processo de seleção etc.
Não é só o que falar em uma entrevista de emprego que conta. O modo como você se comporta também é importante e pode te eliminar ou garantir a vaga para você.
7 – Faça perguntas
Outra maneira de demonstrar interesse e mostrar que você pesquisou ou mesmo tem um entendimento sobre a vaga e suas funções é fazer perguntas. A atitude indica que você é uma pessoa curiosa e faz com que a entrevista se transforme em um diálogo ao invés de uma sucessão de perguntas do recrutador. Mas lembre-se que esses questionamentos devem ser relacionados à vaga e empresa.
8 – Fale de seus defeitos de forma sincera
Se perguntado, não se acanhe em expor seus defeitos. Mas faça isso de forma coerente e deixando claro que você tem trabalhado para superá-los.
9 – Assuma uma postura otimista
Durante uma entrevista, o candidato está em uma posição de desvantagem em relação aos recrutadores, é preciso então que você fale sempre de forma positiva, seja sobre você ou suas experiências profissionais. Não fique na defensiva ou use um tom negativo em suas colocações.
10 – Agradeça ao final da entrevista
Um simples “obrigado pelo contato” faz muita diferença. Então sempre se lembre de terminar a conversa agradecendo pela oportunidade. Essa cordialidade já estabelece um bom relacionamento que pode vir a durar muito.
Fonte: Via Carreira
Clique aqui para ler a matéria completa