Você deve conhecer alguém que resolveu mudar de carreira após anos e anos. Pode ser um médico que resolve largar tudo e começa a trabalhar em uma fábrica de brinquedos educativos. Ou então aquele seu contador que decidiu fazer faculdade de direito e agora já é advogado.
Independente do que tenha motivado esta mudança (podem ser profissionais que não se encontraram colocação depois de um certo tempo atuando na sua formação), todos os casos possuem em comum o recomeço do nada.
Carreira mudou, salário também
Jackeline Johnson de Oliveira, Coordenadora Administrativo Financeiro da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, alerta que essa mudança precisa começar com a criação de um currículo novo além da preparação para se iniciar do zero.
Quando há essa mudança e o início de uma nova carreira, o candidato precisa ter consciência que o nível de salário não será o mesmo do que estava habituado a ganhar na outra carreira:
“Um advogado que ganhava bem em um escritório e resolve fazer uma faculdade de psicologia ou começa a atuar como vendedor não vai começar com o mesmo nível salarial de antes. Nem de prestígio. É impossível começar uma nova carreira ganhando o mesmo salário. Antes desta mudança radical, o profissional precisa estar preparado psicologicamente também.” avisa Jaqueline.
Curso à distância é válido
Vai depender de cada caso. Quem decide mudar de trabalho geralmente precisa fazer uma nova formação e dependendo do tempo da pessoa ou do trabalho que se busca, um curso à distância (ou EAD) pode ser uma alternativa bem válida.
Mas Eliane Catalano, coordenadora de seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, alerta que dependendo da vaga almejada, uma faculdade presencial tem realmente um outro peso e por isso é perigoso sair fazendo cursos sem pesquisar se o mercado aceita sem problema algum:
“É o mercado que pede um curso de enfermagem presencial, de quatro anos, por exemplo. Esse é o diferencial e quem fez um curso regular presencial tem mais possibilidade de conseguir ser chamado. Por outro lado, tem áreas em que um curso à distância não faz tanta diferença como naqueles mais operacionais, em que a pessoa não pode parar de trabalhar e só consegue fazer um curso EAD”.
Para Eliane Catalano, dependendo do objetivo, fazer curso à distância é válido para trabalhadores que querem subir de postos sem perder tempo – e mudar dentro do próprio trabalho: “Existe a possibilidade de um operador virar um líder. Se este trabalhador conseguir conciliar o estudo com seus turnos de trabalho, o EAD é uma excelente opção.” finaliza Catalano.
Foto: MaxPixel
Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.
Fonte: KAKOI Comunicação