Currículo: Os 5 Maiores Pecados

Embora pareça simples, o trabalho de avaliar um currículo não é nada fácil. Imagine a tarefa de ler 50, 100 documentos em um único dia, interpretando o que os candidatos querem dizer, verificando se os mesmos tem o perfil de uma vaga. Imagine ler dezenas de documentos em um único expediente, cada documento escrito de uma maneira, com um padrão totalmente aleatório. Pois é, é isso que os analisadores de currículo fazem…

Levando em conta que realizar esta tarefa não é algo simples e que eles não podem perder tempo, sempre que um examinador encontra um currículo confuso, mau escrito, com erros de português, etc.. ele elimina este documento. É um procedimento padrão: se o candidato não se preocupou nem em apresentar um cartão de visitas conciso, deve ser um profissional desleixado e desorganizado.

Mesmo que você seja um excelente profissional, mesmo que tenha o perfil da vaga, se o seu currículo for eliminado logo de cara, você está fora do jogo. É melhor não correr este risco.

Há alguns padrões que facilitam o trabalho de interpretação do currículo e também alguns padrões que dificultam este trabalho. Para não cair nessas armadilhas, confira a nossa lista com os 5 principais erros:

1. Currículo com Excesso de Informação

Hoje em dia, mais do que nunca, a tendencia é enxugar os currículos. Não adianta tentar impressionar os avaliadores enviando um currículo com 5 páginas, com dezenas de cursos e experiencias, ele nem vai ser avaliado, o ideal é que este documento tenha no máximo duas páginas. Caso você tenha uma vasta carreira, atuando em diversas empresas, não precisa especificar todos os empregos, fale somente dos mais recentes no seu currículo ou então seja atemporal e fale somente dos mais importantes.

Em relação aos dados pessoais, também não é necessário citar todos os seus documentos no seu currículo, seja direto, especifique somente nome completo, CPF, telefone para contato, e-mail de contato, endereço atual, data de nascimento e estado civil. Outro erro muito comum é anexar uma foto pessoal, se a empresa não pedir ela não é necessária, os candidatos selecionados serão conhecidos pessoalmente no dia da entrevista, lembre-se que o currículo é apenas uma prévia. Há uma dica bem simples que pode tornar o currículo um pouco mais enxuto, ao invés de iniciar o documento com o famoso termo Curriculum Vitae ou então Curriculo, inicie com o seu nome, inicie o documento com o seu nome em fontes maiores, essa também é uma tendencia forte atual.

2. Currículo com Apresentação Gráfica Complexa

Não vão ser cores, fontes e desenhos que vão tornar o seu curriculo mais chamativo. Mesmo que você seja uma pessoa de perfil criativo, na hora de produzir um currículo, o simples é o mais sofisticado, o simples é o mais bem visto. Use fontes conhecidas tais como Arial, Times New Roman e Verdana, escreva em tamanho padrão 12 e jamais fuja do preto e branco. Utilizando cores e recursos gráficos, além de tornar o currículo mais complexo ( o que pode dificultar o trabalho de quem lê o mesmo ) pode ser que algumas informações se percam, caso o analizador imprima os currículos em preto e branco para ler.

3. Currículo com Apresentação Pessoal Extensa

Outro erro, eventualmente cometido pelos profissionais, é anexar uma apresentação pessoal extensa ao currículo. Como já foi dito acima, o currículo é apenas uma prévia, uma porta de entrada para um contato posterior, não é necessário enviar fotos, descrever a personalidade, descrever aspectos pessoais. A análise de aspectos pessoais e da personalidade é realizada na etapa da entrevista de emprego e nas dinâmicas de grupo.

No texto do e-mail a ser enviado para a empresa, seja direto(a), vá ao assunto sem rodeios: ” Bom dia. Meu nome é João Silva, quero me canditar a vaga de Gerente de Vendas, em anexo meu currículo. “. Caso você opte por uma pequena apresentação, três linhas no máximo é suficiente. No assunto do e-mail seja igualmente simples: ” Apresentação de Curriculo para a vaga de Gerente de Vendas “.

4. Currículo sem Estrutura

O curriculo deve ter uma estrutura, um esqueleto básico. Um documento aleatório, jogado, dificulta a interpretação. Divida o seu currículo em tópicos simples tais como: Objetivos, Experiência Profissional, Idiomas, Formação Acadêmica, Linguas e Outras Informações. Modularizando o seu documento, você facilita o trabalho de quem lê o seu currículo e também evita que alguma informação seja eventualmente esquecida.

5. Currículo Desonesto

Este é um caso especial, um currículo desonesto é a pior armadilha que um candidato pode armar para sí mesmo. Não adianta dizer que tem um inglês fluente, se ele for intermediário. Se a vaga exigir inglês fluente, procure outra empresa ou então faça um novo curso de inglês e tente novamente em outro momento, pode ser que a entrevista de emprego neste caso seja em inglês…

Não crie experiência profissional fantasma e não mude o cargo que você exercia no seu emprego anterior. Se você era Programador por exemplo, não é muito inteligente dizer que sua função era Diretor do Departamento de Produção de Software, pode ser que a empresa para a qual você enviou o currículo, busque referências suas na empresa do emprego anterior e descubra.

Fonte: Guia de carreira