Depois de tanto batalhar, finalmente, você conseguiu agendar entrevistas de emprego? Bem sei que esse momento costuma gerar muita ansiedade para alguns candidatos. Para ajudá-los a estarem melhor preparados vou deixar aqui dicas preciosas para esse momento. Confira a seguir.
Quais são os segredos para ter sucesso na entrevista?
1. Os entrevistadores querem saber da experiência anterior, da formação, dos hobbies, dos interesses pessoais, da vida familiar e da saúde. A vida pessoal faz parte do processo de formação do profissional.
2. O melhor caminho é sempre vincular tudo o que você irá falar que esteja relacionado com sua vida pessoal à sua vida profissional, mas mesmo assim é importante não se estender nem aprofundar a questão. Na maioria dos casos, basta falar basicamente da sua dinâmica familiar, ou seja, com quem mora, há quanto tempo, qual a profissão do seu pai, da sua mãe e dos seus irmãos. Que tipo de atividades vocês costumam fazer juntos e ponto final.
3. Em dinâmicas de grupo, não é adequado falar demais ou interromper outros candidatos. Seja você mesmo, não tente criar “um personagem”, pois não é possível mantê-lo por muito tempo. Seja proativo e participativo. Mostre o que está fazendo no processo seletivo, ou seja, trabalhe. É a chance que a empresa tem de conhecer o candidato, então, mostre quem você é.
4. Saber ouvir o entrevistador é fundamental. Não tente adivinhar o que ele quer nem responda algo que não é o que ele quer saber. Não seja prolixo, nem traga respostas “prontas”.
5. O candidato precisa ter clareza de suas prioridades e objetivos profissionais. Traga exemplos de situações vividas, é mais fácil o entrevistador te avaliar assim do que você der exemplos hipotéticos.
6. Faça um teste para averiguar o seu domínio de um idioma antes de começar a fazer entrevista. Já pensou se você disser que é fluente sem o ser de fato e o entrevistador sair falando em inglês no meio da entrevista? Também não é adequado responder em inglês se o entrevistador perguntar “como está seu inglês”.
7. Respeite o “dress code” da empresa (pesquise se é informal ou formal). Embora não haja traje padrão para ir a uma entrevista, recomenda-se vestir-se de maneira social e discreta.
8. Chegar despreparado em um processo seletivo é um deslize clássico. Use e abuse da internet para se informar sobre a empresa. Desta forma a entrevista fica mais produtiva e é mais fácil demonstrar interesse sobre a vaga. Não saber sobre a atuação da empresa e a sua cultura corporativa certamente faz com que o candidato perca pontos.
9. Fale português corretamente, principalmente em concordância verbal e singular/plural. Parece algo óbvio, mas esse alerta é muito importante, pois já vi muitos candidatos falando gírias e palavrões em entrevistas. Também não é adequado ser informal, pois o entrevistador não é seu amigo.
10. Reserve sua agenda para a entrevista. Nada de ficar olhando o relógio ou demonstrar impaciência. Prepare-se caso o entrevistador se atrase ou a entrevista seja mais longa.
Fonte: EXAME