Qual é o papel das línguas estrangeiras na vida profissional dos brasileiros? Entender tal questão foi o objetivo de um estudo feito pelo Babbel, aplicativo alemão de ensino de idiomas, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.
A pesquisa online, realizada com 1200 profissionais de todo o país, apontou que 94% dos entrevistados acreditam que falar outros idiomas aumenta as chances de alcançar cargos mais altos nas empresas e de encontrar trabalhos melhores. Apesar disso, 52% afirmou não ter conhecimento em nenhum outro idioma além do português.
Em relação a relevância do idioma escolhido, 72% dos entrevistados acredita que o mais essencial para alavancar a carreira é o inglês, sendo que 68% disse que saber idioma já tinha sido útil na vida profissional – o espanhol, por outro lado, aparece em segundo lugar como mais útil, mencionado por apenas 8%.
Segundo a Babbel, esses dados coincidem com as preferências dos usuários da plataforma no Brasil. Os cursos mais assinados são: o inglês em primeiro lugar, seguido de francês e alemão empatados em segundo, e italiano em terceiro. O espanhol é o quinto idioma mais procurado.
Fonte: Revista S/A