Reinaldo Polito*
Imagine que na última hora você tenha de falar em público e não sabe por onde começar. Aqui está um roteiro simples e rápido de três passos para preparar uma boa apresentação em apenas quinze minutos.
1 – Saiba qual o tema e motivo do evento
Identifique de maneira clara qual o motivo do evento e o assunto que será tratado. Para ter resposta a essa questão, reflita sobre os motivos que levaram as pessoas àquele encontro e qual o tema principal a ser abordado.
2 – Descubra os problemas e as soluções propostas
Quase sempre as apresentações são feitas para propor soluções a determinados problemas. Esse é o alicerce da apresentação. Tudo deverá girar em torno dos problemas e das soluções. Se, eventualmente, o objetivo for discorrer sobre uma novidade, analise como foi o histórico do assunto até chegar a esse momento presente. Ao atender a esses dois pontos sua apresentação estará pronta.
3 – Estabeleça a ordem da sua apresentação
Sua apresentação já está pronta, faltam apenas os detalhes. E um dos mais importantes é saber a sequência lógica da exposição. Vamos a ela:
A – Cumprimente os ouvintes
De maneira geral ‘Senhoras e senhores’ em casos mais formais e ‘Olá, pessoal’ nas situações mais informais serão suficientes.
B – Faça a introdução
Nada complicado. Faça comentários simples sobre o evento. Pode ser uma referência a uma reunião anterior, aos planos que fizeram no último encontro, ou algum ponto associado ao público ou a algum ouvinte importante. Se tiver uma história ‘na manga’ que possa ser associada ao evento, lance mão dela.
C – Conte qual é o assunto
Em uma frase ou duas conte qual o assunto que será desenvolvido. Essa tarefa será simples, pois você já refletiu sobre esse aspecto da apresentação antes de começar a falar.
D – Revele o problema
Conte aos ouvintes qual o problema para o qual pretende apresentar soluções.
E – Apresente a solução
Depois de deixar claro qual o problema, agora chegou o momento de apresentar a solução. Lembre-se de que se fez um histórico, agora vai falar do presente.
Cabem aqui os argumentos, como estatísticas, pesquisas e exemplos.
F – Conte uma história
Não é uma obrigação, mas uma boa história, ligada diretamente ao assunto, além servir como ilustração e facilitar o entendimento do ouvinte torna a apresentação mais arejada e interessante.
G – Refute as objeções
Nem sempre os ouvintes terão objeções, mas se sentir que existe ou poderá existir algum tipo de resistência, defenda seus argumentos.
H – Conclua
Depois de ter cumprido todas as etapas chegou o momento de concluir. A maneira mais simples de cumprir essa tarefa é pedir para que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com a mensagem.
Parece incrível, mas em menos de quinze minutos você estará pronto para fazer a apresentação.
SUPERDICAS DA SEMANA
– Antes de começar a falar, saiba qual é o assunto e o objetivo do evento
– Cumprimente os ouvintes de acordo com a formalidade da circunstância
– Conte qual é o assunto
– Esclareça qual é o problema
– Apresente a solução, conte uma história e refute as objeções
– Conclua pedindo a reflexão ou ação dos ouvintes
Fonte: Dicasprofissionais.com.br