Quer ser mais produtivo? Confira 8 dicas para administrar o tempo

Organização do tempo está diretamente ligada à produtividade e ao sucesso. Profissionais bem sucedidos, entre outras habilidades, possuem o poder de enxergar o que é urgente e importante e dominam de forma positiva o tempo.

 

São demandas profissionais e pessoais, imprevistos e questões pessoais que precisam de organização para que sejam cumpridas no prazo ideal e de forma saudável.

 

Procrastinar e atrasar são características típicas de quem lida mal com o tempo. Tais aspectos muitas vezes provocam perda de credibilidade, de contratos e, ainda, o desenvolvimento de doenças como estresse e depressão pela ansiedade e problemas gerados.

 

Para a life coach Bet Braga, as atividades pessoais devem estar alinhadas com as profissionais. “Recomendo que se tenha uma agenda com divisões por horário para atingir metas profissionais e pessoais, distribuindo corretamente as atividades dentro das 24hs”, comenta a especialista.

 

Saber identificar o que é importante ou urgente também é um diferencial para a organização do dia. Para muitos profissionais uma das maiores dificuldade é conciliar as atividades profissionais com as familiares, fazer múltiplas tarefas, cuidar dos filhos, do marido, da casa, trabalho, reuniões e mais compromissos, que não cabem no “horário comum”.

 

Para a especialista, respeitar as horas é um exercício, uma verdadeira mudança de hábito para se adequar ao modelo ideal de cada um. “Como a reorganização das prioridades, sem esquecer da prática de atividades que proporcionam uma qualidade de vida maior: cuidar do corpo e mente, fazer atividades físicas e dedicar espaço na agenda para os momentos de lazer com família e amigos”, completa.

 

Dicas para aumentar a produtividade:

 

1. Pratique acordar meia hora antes do que está acostumado e durma meia hora mais cedo;

 

2. Utilize esta meia hora para planejar o seu dia, seu mês, seu ano priorizando e organizando objetivos;

 

3. Compre ou passe a usar um relógio para fixar tempo e tarefas;

 

4. Comece a listar as tarefas por escrito, pois as atividades no mundo das ideias nem sempre são realizadas.

 

5. Crie um fluxo de ação para agir em função das prioridades do dia e ou do mês;

 

6. Estabeleça limites e horários para utilizar aplicativos ao celular: emails e Whatsapp;

 

7. Liste as suas tarefas diárias e veja quanto tempo leva para executar cada uma delas, atentando para quais momentos você gasta mais energia;

 

8. Realize exercícios físicos pra equilibrar o físico e sua química deixando o mais leve saudável e feliz.

 

 

 

Fonte: Administradores.com.br