Como a Engenharia de Serviços utiliza análise SWOT para melhorar as empresas?

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Antes de falarmos sobre encontrar problemas internos e ameaças externas, vale uma explicação sobre esta sigla: SWOT! Essas quatro letras significam, traduzindo para o português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Nesta análise, a empresa deixa de operar no achismo e descobre pontos fortes e fracos, bem como soluções e melhorias que podem ser causadas por fatores internos ou externos.

Internamente, o SWOT detecta erros em processos, falhas em equipamentos, problemas com colaboradores e dificuldades nas decisões estratégicas devido à falta de informações sobre a realidade da indústria.

Externamente, o SWOT auxilia na análise da concorrência, mantém o olhar atento aos indicadores econômicos e até mesmo em mudanças demográficas – ou seja, detalhes do mercado que afetam a operação.

Agora que explicamos esses detalhes, a RH NOSSA vai mostrar como essa ferramenta faz a diferença na Engenharia de Serviços.

Ferramenta ajuda a mapear problemas dentro e fora da empresa?

Partindo da ideia de que a Engenharia de Serviços é realizada por uma equipe externa que não sabe (ainda) nada sobre a empresa que contratou a análise, o SWOT precisará passar por algumas etapas.

Tudo começa com brainstorming com gestores, líderes e colaboradores internos para descobrir, com essa conversa um pouco mais livre, o máximo de perspectivas e realidades sobre possíveis problemas.

Como são as análises SWOT na prática?

Análise de forças

São os pontos fortes da empresa, tudo o que ela faz bem no seu negócio, seja em relação aos produtos no mercado ou na produção. Estamos falando de qualidades que destacam a empresa da concorrência, do uso de recursos internos e de todos os ativos que podem ser mensurados, como propriedade intelectual, capital investido e tecnologias utilizadas.

Nem sempre uma fábrica consegue ter essa clareza sobre o que faz bem – ao contrário, pode acontecer de gestores acharem que esses pontos fortes nem são tão estruturados assim. Quando essa análise vem de profissionais de fora, fica mais fácil identificar o que realmente destaca a empresa, incluindo os atributos da marca, liderança positiva e o trabalho da engenharia interna.

Análise das fraquezas

Após identificar os pontos fortes, a Engenharia de Serviços concentra-se nas fraquezas. Por mais que a fábrica tenha pontos positivos, sempre há algo que precisa ser melhorado ou, então, algo que o concorrente faz melhor.

Essas fraquezas são muitas vezes imperceptíveis no dia a dia, justamente pela rotina acelerada. Problemas como limitações de recursos, processos internos pouco claros e falta de qualificação são comuns e, muitas vezes, só aparecem nos resultados, quando já é tarde demais.

Análise de oportunidades

Sabendo o que a empresa faz bem e o que precisa melhorar, é o momento de analisar as oportunidades. Isso inclui novas possibilidades de atuação em mercados pouco explorados, fazer algo melhor que os concorrentes, ou até mudar a estratégia interna de marketing e planejamento.

As oportunidades podem ser percebidas no chão de fábrica ao melhorar processos que acompanham o volume de leads gerados pela equipe de marketing, por exemplo.

Análise de ameaças

O último pilar da análise SWOT lida com as ameaças, ou seja, tudo o que pode representar riscos para a empresa. São detalhes que podem travar o crescimento da fábrica e limitar o sucesso nas vendas.

As ameaças externas incluem a concorrência crescente, hábitos de consumo emergentes e novas tecnologias, como a pegada ecológica. Internamente, as ameaças podem ser a falta de contratações adequadas ou a iminência de colapso em equipamentos críticos.

Percebeu como tudo está conectado?

Agora veja: as ameaças externas se relacionam com concorrentes que estão crescendo, enquanto as internas podem ser verdadeiras bombas-relógio, como a falta de manutenção ou falhas na gestão de recursos humanos.

Forças e fraquezas podem ser consideradas, em sua maioria, fatores internos, pois seus resultados apontam para decisões organizacionais que, teoricamente, estão sob o controle dos gestores. Entretanto, tudo está interligado.

Conte com a Engenharia de Serviços em seu negócio!

Cada empresa é única, mas a solução de seus problemas está em uma única empresa: RH NOSSA!