Integração de equipes terceirizadas nas empresas é, de fato, importante?

equipes de trabalho

De fato, a integração de equipas terceirizadas é um dos momentos de maior expectativa quando a solução é contratada. Temos, de um lado, o quadro de colaboradores e gestores que já conhecem todo o processo interno da empresa. Do outro lado emergem as novas equipes contratadas para suprir alguma demanda extraordinária.

Como fazer que essa integração seja perfeita? A RH NOSSA vai detalhar certo.

Antes de mais nada, essa solução só é possível para ser escolhida após um trabalho minucioso de engenharia de serviços . Não, não é a sua empresa quem escolhe, mas sim todo o estudo com dados analíticos, com base em indicadores técnicos para garantir que ter uma nova equipe é a solução ideal para o seu negócio.

Você vai contratar um serviço de engenharia por um bom motivo, certo? Agora, vamos assumir nesse exemplo que  a equipe de gestores  entendeu que o problema pode ser solucionado com a terceirização de equipes.

Basta contratar essa solução e pronto? Calma lá!
Não basta colocar todo o mundo para trabalhar no dia seguinte à contratação de serviços terceirizados. A integração é o momento de acolhimento e acompanhamento do desempenho inicial, garantindo ambiente sem atributos e harmonioso com todas as equipes envolvidas, através de comunicação clara desde o início para uma integração bem integrada.

É essencial estabelecer um programa de orientação para os terceirizados, onde eles possam conhecer as políticas, procedimentos e a cultura da empresa em profundidade.

Isso pode incluir sessões de treinamento coletivo com os funcionários atuais, passeios pelas instalações e reuniões de boas-vindas com as lideranças.

Lembre-se que equipes terceirizadas chegam com pleno conhecimento técnico sobre o que deve ser feito, uma vez que todos passaram por um processo de recrutamento e seleção profissional. Por isso que a integração com a cultura da empresa e futuros colegas passa a ser primordial para que a parceria não tenha problemas desde o início.

Além disso, a criação de um sistema de mentoria pode ser extremamente benéfica. Comparar cada novo terceirizado com um membro da equipe interna pode ajudar a facilitar a troca de conhecimentos, a adaptação à cultura da empresa e a construção de relações interpessoais sólidas.

Qual é o primeiro passo para a integração?
Estabelecer uma comunicação transparente e eficiente para ambas as partes. Tanto uma empresa contratante quanto os gestores da terceirizada precisam mostrar aos novos terceirizados valores, objetivos e metas do local de trabalho. Estamos falando sobre alinhamento com a cultura organizacional.

Promover atividades de formação de equipe pode ser uma maneira eficaz de quebrar o gelo e fortalecer o espírito da equipe entre os membros antigos e novos. Isso pode variar desde workshops colaborativos até eventos sociais fora do ambiente de trabalho .

Os terceirizados devem ter as mesmas ferramentas e oportunidades de crescimento que os profissionais que estão na empresa há anos, sem diferenciação ou privilégios para o grupo X, ou Y.

E os treinamentos?
Agora temos a capacitação e o treinamento, que é uma forma de valorizar os novos profissionais que chegam para suprir demandas extraordinárias e esta ajuda inventiva que todos se sentem parte integrante da equipe. São profissionais que estão chegando para somar – é um bom trabalho de integração com todos os colaboradores fortalece o ambiente, criando a tão sonhada sensação de pertencimento de maneira rápida.

Dúvidas sobre rotinas devem ser zero. A missão dos gestores é explicar cada atribuição e objetivos propostos pela empresa contratante e zelar pelo acompanhamento nesses primeiros dias, até mesmo para evitar conflitos:

Feedback
A implementação de um sistema de feedback contínuo, onde os terceirizados podem expressar suas preocupações e sugerir melhorias, reforça a sensação de que sua opinião é valorizada

O feedback é a tabela perfeita para avaliar possíveis equívocos, identificar pontos fortes e descobrir quais detalhes podem ser aprimorados. Para projetos terceirizados, que muitas vezes têm prazo de validade, é a melhor alternativa para que a evolução desses novos tempos de trabalho seja rápida e contínua.

Crie todas as condições
É básico, mas temos que falar claramente sobre manter ou aumentar a produtividade, e para tanto o ambiente de trabalho precisa ser interessante e digno. Pense em manter o local de trabalho preparado, limpo, organizado, com todas as ferramentas e equipamentos de qualidade. Nada de deixar os colaboradores que os terceirizados vão precisar.

Isso inclui valorização do ponto de vista financeiro, ok? Ninguém trabalhará contente quando outros, fazendo o mesmo, ganharão muito mais.

Além disso, garantir que as condições de trabalho sejam seguras e o cumprimento de todas as regulamentações relevantes é fundamental para criar um ambiente de trabalho respeitável e profissional.

Lembre-se de que esses profissionais também estão dando o máximo na sua empresa – e estão representando, também, a empresa parceira que os entregaram.

Explique tudo certo. Falamos rapidamente sobre capacitação, mas vale a pena fortalecer. Invista em treinamentos, cursos, alguma palestra que tenha sentido, workshops que agreguem, ou seja, crie as condições para ter um tempo perfeito Se você não faz esses treinamentos, qual o sentido de contratar uma solução terceirizada? Zero, não é? Mantenha todos motivados, esse é o lema.

Aliás, nesse treinamento (e ao longo da jornada destes colaboradores) tenha certeza de que todos estão cientes dos objetivos do trabalho, das metas da empresa, do que se espera deles e deixe claro sobre até onde eles podem chegar internamente. Quanto mais transparente, melhor será a integração e o trabalho ocorrido sem maiores problemas.

Integração não se chama assim de graça: integra + ação!
Agora, com uma abordagem abrangente que envolve desde a preparação até o acompanhamento pós-integração, as empresas podem maximizar os benefícios da terceirização enquanto mantêm um ambiente de trabalho coeso e produtivo. Ao investir no sucesso das equipes terceirizadas, pois as empresas não apenas melhoram sua eficiência operacional, mas também promovem um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador para todos os envolvidos.