Reta final de 2023 e as oportunidades de trabalho começam a aparecer com mais força. Nesta época, quem está em busca de um emprego temporário, por exemplo, pode conseguir excelentes oportunidades de entrar em uma empresa para, quem sabe, conquistar mais adiante uma vaga efetiva.
Isso acontece por um motivo muito simples: com o aumento das vendas no comércio e a realização de eventos como a Black Friday, Natal e Ano Novo, muitas empresas abrem vagas para estes trabalhadores temporários.
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) divulgou dados otimistas ao prever que mais de 680 mil vagas temporárias serão abertas para o último trimestre de 2023. Os setores que mais contratam nesta época são o comércio, o varejo, a indústria e o turismo, que volta com força.
“Se antes as vagas temporárias eram encaradas por muitos como apenas um “bico”, agora o entendimento é bem diferente. Estamos diante oportunidades de ganhar dinheiro extra, claro, mas também de adquirir experiência profissional e tentar conquistar uma vaga efetiva” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.
Como conseguir uma vaga temporária
Para conseguir uma vaga temporária, é importante se candidatar desde que tenha um currículo com informações reais, sem erros de escrita e com informações bem claras:
“Por serem temporários, muitas vagas disponíveis não exigem muita experiência. Mesmo assim, o currículo deve estar atualizado para que na hora da entrevista a conversa possa ser a mais honesta possível”.
Direitos dos trabalhadores temporários também valem
Outro grande atrativo desta modalidade são os direitos. Os temporários têm os mesmos direitos que os trabalhadores efetivos, como salário, férias, 13º salário proporcional e FGTS:
“O que muda é mesmo é o tipo de contrato. No temporário a duração máxima é de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Portanto, é possível aproveitar muito bem este período de fim de ano para impressionar a empresa contratante e tentar ganhar uma vaga efetiva”
Uma vez na empresa, as chances aumentam
As vagas temporárias não são exclusividade do final do ano, apesar de serem muito mais numerosas. Ao longo do ano, muitas empresas acabam usando este recurso para atender a um aumento sazonal de demanda:
“Um bom exemplo é na Páscoa, quando a demanda por produção de chocolate aumenta e carrega junto vendas e logística, igual ao que acontece agora, nas festas de fim de ano. Quem está querendo uma única oportunidade de mostrar serviço, pode conseguir caso comece a se candidatar para estas vagas.” completa Karina.