Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram uma realidade no setor industrial que chama a atenção: 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade. Mais ainda: 18,6% de seus orçamentos é destinado para essas soluções, na média.
Esses dados confirmam a mudança na dinâmica do mercado industrial de a terceirização é a escolha para o crescimento de empresas e indústrias que buscam não apenas manter suas operações sem se preocupar com a gestão direta de colaboradores, mas prosperar e ganhar novos mercados.
Para Renato Pádua, gerente comercial da RH NOSSA, a agilidade na resolução de problemas, e a tão buscada previsibilidade de custos, são apenas alguns dos benefícios da terceirização, porém existem mais vantagens:
“Tudo passa por abordagens estratégicas para entender, propor e implementar soluções customizadas. É preciso trabalhar com engenharia de serviços para cada projeto estar em métodos de controle e medição das entregas estabelecido e personalizada para cada cliente”.
Soluções adaptadas
Um dos aspectos da terceirização que mais desperta interesse por parte das empresas é a capacidade única de se adaptar as mudanças constantes de talento e tecnologia do mercado.
“Tem o aspecto da inovação com uma certa previsibilidade para atividades consideradas flexíveis, que enfrentam momentos de instabilidade e adaptabilidade nos chamados ciclos. Uma vantagem competitiva e tanto para as empresas que podem centrar seu foco operando normalmente” conta Pádua.
Os setores que mais são terceirizados no Brasil são o Back Office administrativo e comercial, envolvendo gestão dos bastidores. Equipes de apoio logístico e movimentação de mercadorias e a Gestão de equipes para a flexibilidade das operações em fábricas que possuem diversas equipes simultaneamente.