Sentir-se desconfortável em reuniões de negócio é algo comum, porém é importante que você saiba como agir para se livrar desse problema e mostrar confiança como um bom profissional. Para que você entenda de que maneira pode se sentir mais seguro nessas situações, algumas dicas podem ajudar.
1. Esteja preparado
Antes de tudo, prepare-se para a reunião. Saiba qual será o assunto principal a ser discutido, pense sobre possíveis questões que deverá perguntar ou responder e verifique tudo o que for necessário para ter uma estratégia que o ajude a manter a confiança durante o encontro.
2. Chegue cedo
Chegar cedo é importante para que você possa conversar com as pessoas que já estão presentes e quebrar o gelo antes da reunião. Dessa maneira, você se sentirá mais confortável no momento do debate principal.
3. Controle sua voz
Sua voz é um aspecto muito importante durante reuniões, já que demonstrará se você está confiante o suficiente com a situação. Por isso, procure fazer alguns treinos para que seu tom de voz não mude bruscamente enquanto você fala e para que suas palavras tenham um volume adequado para que todos os presentes escutem claramente o que você tem a dizer.
4. Faça comentários
Para que você não fique em uma posição na qual as pessoas deixem de notar sua presença na reunião, faça comentários relacionados ao assunto discutido sempre que houver a possibilidade.
5. Seja honesto
Quando você for questionado sobre um assunto que você não tem certeza sobre a resposta, seja honesto. Não cite informações se você não souber, já que isso pode causar problemas maiores, até mesmo para sua imagem profissional.
6. Faça questões inteligentes
Para que você passe a sentir mais confiança durante reuniões, faça um esforço para fazer perguntas relacionadas ao assunto em pauta. Isso também demonstrará seu interesse pela empresa onde trabalha.
Fonte: Universia Brasil