Não consegui a vaga de emprego. O que devo fazer agora?

Antes de falarmos o que fazer quando se recebe uma negativa durante uma entrevista de emprego, é muito importante entender que todo processo seletivo possui algumas etapas:

1 – Começa com a divulgação da vaga
2 – Passa  pela análise dos currículos até o chamamento para entrevistas e dinâmicas.
3 – O recrutador elabora um parecer e encaminha para o cliente final (o dono da vaga).
4 – Se aprovado em todas as etapas, acontece a entrevista na empresa

Se depois dessa maratona toda estiver tudo certo e a empresa te aprovar, acontece a contratação. Porém nem todos serão chamados…

Retorno negativo não é motivo para desanimar
Quando o candidato não é aprovado no processo seletivo, não pode desanimar e saber que não foi nada pessoal. Se o  não foi aprovado é porque, em algum momento deste processo, ele não atendeu alguma expectativa:

“Não significa que ele seja mau candidato ou profissional desqualificado. Foi o perfil que não estava adequado para aquela vaga específica e outra pessoa tinha algo a mais. Como existe uma vaga para diversos candidatos, apenas um pode ser selecionado.  Da mesma maneira que, em um outro momento, o perfil que não venceu o processo seletivo em uma empresa X pode ser o mais qualificado para a empresa Y. Tudo depende do perfil da vaga, do cliente e da empresa” explica Halisson Fermino, analista de recrutamento da RH NOSSA.

Quando receber um retorno negativo, é importante melhorar o currículo, postura para outras oportunidades mantendo atualizado o seu currículo e buscando outras oportunidades em outras empresas. Candidato bom vai ser chamado, mais cedo ou mais tarde:

“Outras oportunidades surgirão. O próprio recrutador vai lembrar dos bons candidatos e indicar o currículo da pessoa” completa Halisson.

Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br